Leia também:
X Policial militar é encontrado morto e carbonizado no RJ

PT lança pré-candidatura de Lula, preso, à Presidência

O ex-presidente foi condenado a 12 anos de prisão pela Justiça Federal

Camille Dornelles - 09/06/2018 18h05

PT lançou pré-candidatura de Lula à Presidência Foto: Fotos Públicas / Ricardo Stuckert

Nesta sexta-feira (8), o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A decisão foi divulgada durante um evento em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e outros integrantes do partido participaram do evento que colocou Lula como candidato ao maior cargo político do país.

Lula naturalmente não esteve presente, já que está preso há dois meses na sede da Polícia Federal, em Curitiba, Paraná. Ele cumpre condenação por corrupção e lavagem de dinheiro de 12 anos.

Se chegar a se tornar candidato, o ex-presidente não poderá ser eleito, já que a Lei da Ficha Limpa proíbe que políticos condenados na Justiça assumam cargos públicos.

Os advogados do petista, no entanto, buscam maneiras de reverter a sentença dada pelo juiz federal Sérgio Moro. O partido já entrou com pedidos no Supremo Tribunal Federal e até na Organização das Nações Unidas, mas não obteve sucesso.

Leia também1 Veja o que aconteceu nestes 60 dias em que Lula está preso
2 Lula tenta mais uma vez conseguir liberdade no STF
3 Lula depõe como testemunha de defesa de Sérgio Cabral

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.