Leia também:
X Apesar das filas, abstenção no RJ foi a maior em 24 anos

PT e PSOL amargam grandes derrotas nas Eleições 2018

Personalidades como Dilma Rousseff, Lindbergh Farias e Eduardo Suplicy não se elegeram

Camille Dornelles - 08/10/2018 08h56 | atualizado em 08/10/2018 09h08

PT amargou derrotas Arte: Pleno.News

A apuração das Eleições 2018 trouxe muitas surpresas neste domingo (7). A principal delas foi a diminuição da representatividade dos partidos PT e PSOL em todo o Brasil. Para presidente, por exemplo, o PT venceu em apenas 8 estados. Em 2014, Dilma havia se reeleito em 15.

A presidente destituída, aliás, foi uma das petistas mais marcantes que ficou de fora. Ela não conseguiu se eleger como senadora por Minas Gerais, apesar do resultado das últimas pesquisas de intenção de voto.

Dilma acabou na incômoda quarta colocação, com 2,7 milhões de votos. O primeiro colocado foi um deputado federal do DEM, Rodrigo Pacheco, que chegou aos 3,6 milhões.

FICARAM DE FORA
Outros petistas amargaram a derrota. Assim como Dilma, Lindbergh Farias, também do PT, não foi eleito. Ele disputou o senado pelo Rio de Janeiro e também ficou em quarto, atrás de Flávio Bolsonaro (PSL), Arolde de Oliveira (PSD) e Cesar Maia (DEM).

Eduardo Suplicy (PT) não conseguiu ir para o Senado Federal por São Paulo. Ele ficou com 13,32% dos votos, atrás de Mara Gabrilli (PSDB) e Major Olímpio (PSL).

MÁS COLOCAÇÕES
Outros representantes dos dois partidos conseguiram se eleger, mas apresentaram quedas bruscas na colocação. O deputado federal Jean Wyllys (PSOL), por exemplo, ficou com a última vaga pelo Rio de Janeiro. Ele recebeu 0,31% dos votos, um total de 24.295.

Maria do Rosário (PT) se reelegeu como deputada federal pelo Rio Grande do Sul, mas amargou a 18ª colocação, com apenas 1,66% dos votos válidos. O total é de 97.303 eleitores.

Leia também1 Apesar das filas, abstenção no RJ foi a maior em 24 anos
2 Confira todos os candidatos eleitos para o Senado Federal
3 Janaína Paschoal é a deputada mais votada da história

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.