Leia também:
X Bolsonaro confirma presença na Marcha para Jesus em SP

O que Rodrigo Maia acha sobre religião, aborto e gays

O presidente da Câmara dos Deputados disputa o Planalto pela primeira vez

Camille Dornelles - 30/05/2018 12h52 | atualizado em 26/06/2018 16h08

Presidente da Câmara dos Deputado, Rodrigo Maia, é pré-candidato à Presidência da República Foto: Reprodução

Atualmente são 20 os pré-candidatos à Presidência da República. Para ajudar a conhecer um pouco mais sobre cada um, o Pleno.News preparou um perfil deles.

Confira aqui o de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, que concorre ao cargo pela primeira vez:

TRAJETÓRIA
Nascido em Santiago, no Chile, Rodrigo Maia foi registrado no consulado brasileiro, o que lhe conferiu cidadania nata. Antes da política, trabalhou no setor bancário. Ingressou na Prefeitura do Rio de Janeiro como secretário municipal entre 1997 e 1998.

Foi eleito deputado federal em 1999 e reeleito por mais três vezes antes de se tornar o presidente da Casa, em 2016. Atualmente é o primeiro na linha de sucessão à Presidência da República.

RELIGIÃO E FAMÍLIA
Rodrigo Maia é filho do ex-deputado federal e ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM-RJ) com Mariangeles Ibarra Maia. Ele é casado com Patrícia Vasconcelos desde 2005 e pai de três meninas e dois meninos. Maia é católico e declara que defende a fé católica.

ABORTO
Procurando evitar falar abertamente sobre suas ideias, Rodrigo Maia se permite opinar apenas sobre sua posição de presidente da Câmara. A respeito do aborto, afirma que a legislação atual não precisa ser mudada.

– A legislação brasileira já atende, do meu ponto de vista, de forma correta o que precisa atender – declarou, em 2016.

GAYS
O presidente da Câmara é a favor da união civil, mas contra a liberação do casamento. Declarou algumas vezes que a legislação já permite a união homoafetiva e não há necessidade de aprovação do casamento.

– A palavra casamento é uma liturgia da Igreja. Não precisa haver esse desconforto. É uma disputa que não acho necessária – afirmou, em julho do ano passado, à GloboNews.

Maia também falou sobre a adoção de crianças por casais homossexuais.

– Sou um político conservador. Ser conservador não significa que você não trabalhe pelas liberdades individuais. Aqueles que trabalham pelas liberdades têm as suas convicções e eu tenho a minha. Sou contra a adoção, é uma posição minha – expôs.

Leia também1 O que Geraldo Alckmin acha sobre religião, aborto e gays
2 O que Marina Silva acha sobre religião, aborto e gays
3 O que Jair Bolsonaro acha sobre religião, aborto e gays

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.