Leia também:
X Feirante de 20 anos louva a Deus no meio de Ceasa vazio

O que João Amoêdo acha sobre religião, aborto e gays

Pré-candidato fez carreira na iniciativa privada e lançou o Novo em 2011

Jade Nunes - 25/05/2018 11h25 | atualizado em 26/06/2018 16h09

O presidenciável João Amôedo Foto: Divulgação

Atualmente são 20 os pré-candidatos à Presidência da República. Para ajudar a conhecer um pouco mais sobre cada um, o Pleno.News preparou um perfil deles.

Confira aqui o de João Amoêdo (Novo), que concorre ao cargo pela primeira vez:

TRAJETÓRIA
João Amoêdo nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1962. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Amoêdo se graduou nos dois cursos em 1984, aos 22 anos.

Após a formatura, ele ingressou no Citibank como trainee e, a partir daí, fez carreira em instituições financeiras. Um dos pontos de destaque é a atuação como vice-presidente do Unibanco.

O Novo foi fundado por Amoêdo, em 2011, em parceria com 181 cidadãos de 35 profissões diferentes, oriundos de dez estados. Em 2015, o partido conseguiu o seu registro definitivo.

RELIGIÃO E FAMÍLIA
João Amoêdo não costuma ser questionado sobre religião em entrevistas. Ele é casado com Rosa Amoêdo, com quem tem três filhas já adultas. Uma delas foi que sugeriu que o nome do partido fosse Novo.

ABORTO
O presidenciável se posicionou a favor do aborto nos casos já previstos em lei, mas contra a legalização total do ato. Em entrevista ao Roda Viva, na última segunda-feira (21), Amoêdo chegou a se declarar “liberal na economia mas conservador nos costumes”.

O pré-candidato já esclareceu, no entanto, que temas polêmicos ficam abertos a discussão dentro do Novo.

– A questão do aborto, até porque é um tema polêmico, nós deixamos isso a cada mandatário definir o que vai fazer. Teremos candidatos que são contra e candidatos que são a favor – contou Amôedo durante a entrevista.

GAYS
O Partido Novo, e todos os seus integrantes, incluindo Amoêdo, são favoráveis ao casamento homoafetivo. Durante participação no programa Roda Viva, o pré-candidato também falou sobre o tema.

– A união homoafetiva no Novo é uma definição do partido, como instituição. Somos todos favoráveis – declarou Amoêdo.

Leia também1 O que Guilherme Boulos acha sobre religião, aborto e gays
2 O que Manuela D'Ávila acha sobre religião, aborto e gays
3 O que Fernando Collor acha sobre religião, aborto e gays

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.