O que Flávio Rocha acha sobre religião, aborto e gays
Empresário concorre à Presidência da República pela segunda vez
Jade Nunes - 29/05/2018 11h11 | atualizado em 26/06/2018 16h08

Atualmente são 20 os pré-candidatos à Presidência da República. Para ajudar a conhecer um pouco mais sobre cada um, o Pleno.News preparou um perfil deles.
Confira aqui o de Flávio Rocha (PRB-RN), que concorre ao cargo pela segunda vez:
TRAJETÓRIA
Flávio Rocha nasceu em 14 de fevereiro de 1958, no Recife, em Pernambuco. Aos 14 anos, ele começou a trabalhar fábrica de tecidos da família. Já adulto, ingressou no curso de administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas abandonou a faculdade com menos de um ano para a formatura.
Filho de um dos fundadores do grupo Guararapes, Flávio Rocha é dono da Riachuelo, marca de fast-fashion. A sua história com a política brasileira também não é de hoje.
Ele teve duas legislaturas (1986-1995) como deputado federal e membro da Assembleia Nacional Constituinte. Rocha também foi defensor da emenda constitucional do Imposto Único.
O empresário chegou a lançar a candidatura a presidente da República em 1994. Seu partido, porém, optou por apoiar Fernando Henrique Cardoso.
RELIGIÃO E FAMÍLIA
Flávio vem de família católica e sua esposa Anna Cláudia Klein Rocha, com quem é casado desde 1990, de igreja luterana. O casal frequenta a Igreja Sara Nossa Terra desde 2003.
– O Flávio é uma pessoa que tem muita fé, e a gente segue os princípios voltados para a família e para a Bíblia. Vamos toda semana (à igreja), aqui em São Paulo – contou Anna em entrevista à Época em março de 2018.
Com ela o empresário tem três filhos: Flávio, Fernando e Fabrício. Rocha ainda tem mais um filho de um casamento anterior.
ABORTO
Flávio Rocha é contra a legalização do aborto. Em entrevista também à Época em março, o presidenciável disse que “vida é vida”.
– Não há diferença entre matar um bebê de um mês e um feto de 9 meses. Só Deus pode matar – declarou.
Mas em casos de estupro, o pré-candidato afirmou ser flexível.
GAYS
Em fevereiro chegou a circular a notícia de que Rocha estaria planejando “uma campanha que pretende eleger nomes para o Congresso ligados à bancada da Bíblia, com pautas conservadoras, entre elas o combate à ideologia de gênero e a proibição do casamento LGBT”.
A Riachelo emitiu um comunicado em resposta afirmando que Rocha “não apoia qualquer tipo de preconceito. Ele é a favor de toda e qualquer configuração de família e acredita na felicidade das pessoas independente da sua orientação sexual”.
O próprio empresário negou a notícia alegando que a Riachuelo é, segundo ele, a empresa que mais emprega transexuais no Brasil: 500, afirma.
Rocha também disse à revista Época que apoia a lei como está em vigor hoje.
– Sou defensor da família em todas as suas configurações – declarou.
Leia também1 O que Henrique Meirelles acha sobre religião, aborto e gays
2 O que João Amoêdo acha sobre religião, aborto e gays
3 O que Guilherme Boulos acha sobre religião, aborto e gays