Leia também:
X Na companhia da neta, Ciro Gomes vota em Fortaleza

Lixo eleitoral já marca início das votações de hoje

Santinhos espalhados nos chãos das ruas revela irregularidades em todo o país

Pleno.News - 07/10/2018 11h40 | atualizado em 07/10/2018 11h45

Na capital paulista, santinhos espalhados formam o lixo eleitoral (Foto: Reprodução Vídeo)

Por todo o Brasil, eleitores cumprem o dever do voto, mas muitos descumprem o dever de evitar lixo eleitoral durante período de votação. Em Manaus (AM), a sujeira pelas ruas foi tanta que um policial precisou varrer santinhos de frente de uma escola antes da abertura da votação. Aconteceu no bairro da Compensa na manhã deste domingo (7). As ruas do bairro amanheceram repletas de santinhos de diversos candidatos e os moradores reclamaram da sujeira.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) montou um grande esquema de limpeza após a votação, a partir das 17h, realizada ao mesmo tempo nas imediações de todas as Zonas Eleitorais. Ao todo serão 1.536 garis trabalhando no esquema de limpeza. As equipes vão atuar com apoio de 135 equipamentos, entre viaturas para varrição mecanizada, caminhões de coleta e transporte. Os serviços incluem varrição e remoção de todo material de propaganda eleitoral.

A movimentação na corrida dos eleitores já gera exageros de santinhos espalhados por várias ruas, o que é considerado prática proibida na entrada dos locais de votação. Em frente à Escola Estadual Brigadeiro Gabriel Peixoto, na Zona Norte de São Paulo, um colégio que representa o maior local de votação da região, recebe o volume de lixo é fora do comum.

LEI NÃO CUMPRIDA

A distribuição de santinhos ou panfletos dos candidatos é permitida apenas durante o período de propaganda eleitoral. A distribuição é permitida somente entre os dias 16 de agosto e 6 de outubro, Em caso de segundo turno, o período permitido é de 12 a 27 de outubro.

APOIO COM AS URNAS

Também no Rio de Janeiro, a Comlurb assinou um termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizando 1.050 garis e mais 80 encarregados e supervisores da Companhia para ajudar no transporte e colocação no sábado (6) das urnas eletrônicas nas Zonas Eleitorais da cidade do Rio. E no encerramento da votação no domingo (7), as equipes também farão o recolhimento das urnas eletrônicas.

 

Leia também1 Fittipaldi faz vídeo de apoio a Jair Bolsonaro
2 Na China, Bolsonaro vence em primeiro turno
3 Brasileiros não podem votar por medo ou raiva, diz Marina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.