Leia também:
X Estabelecimentos do Rio terão que oferecer canudos de papel

Jungmann: “Quem controla o tráfico controla o voto”

Ministro da Segurança afirmou que candidatos relacionados a milícias não tomarão posse

Camille Dornelles - 05/07/2018 07h57 | atualizado em 05/07/2018 08h06

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, declarou que o governo federal tem conhecimento de pré-candidatos ligados a grupos criminosos. Nesta quarta-feira (4), durante um evento, o ministro afirmou que esses políticos serão impedidos de tomar posse.

Jungmann se referiu especificamente a candidatos do estado do Rio de Janeiro e ao controle de traficantes de drogas na região.

– Estamos atentos a isso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as polícias do Rio e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) criaram um grupo de trabalho e estão atentos a isso. O crime organizado chegou a controlar 800 comunidades no Rio de Janeiro. Quem controla o território, muitas vezes consegue controlar o voto e eleger seus representantes e aliados – afirmou.

As declarações já foram feitas em abril pelo ministro, quando se mostrou preocupado com essa influência sobre “o funcionamento dos próprios órgãos de segurança”. Segundo Jungmann, “não é aceitável que haja representação de criminosos onde se dá a representação popular do Rio de Janeiro”.

– Não é possível que o crime se infiltre no Legislativo seja em qualquer nível – reiterou.

As declarações foram feitas durante o lançamento do programa Economia Criativa Gera Futuro, um projeto público que oferece cursos profissionalizantes a jovens moradores de comunidades no Rio de Janeiro.

Leia também1 Marinha irá monitorar Baía de Guanabara contra traficantes
2 Ministro defende que intervenção no Rio vá até 2019
3 Bebê é baleado ao brincar com arma do pai, de apenas 17 anos

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.