Jair Bolsonaro e Marina Silva discutem em debate morno
Candidatos apresentaram suas poucas e não fizeram discussões acaloradas
Henrique Gimenes - 18/08/2018 00h31 | atualizado em 18/08/2018 00h35
Os candidatos à Presidência da República realizaram, nesta sexta-feira (17), o segundo debate eleitoral na televisão. Participaram os principais candidatos: Álvaro Dias (Podemos); Cabo Daciolo (Patriota); Ciro Gomes (PDT); Geraldo Alckmin (PSDB); Guilherme Boulos (PSOL); Henrique Meirelles (MDB); Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).
As discussões permaneceram mornas na maior parte do programa, com os candidatos apresentando suas propostas e evadindo perguntas. Dois episódios se destacaram, o primeiro deles relativo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua participação negada, e o segundo envolvendo Marina e Bolsonaro.
No terceiro bloco, Jair Bolsonaro perguntou a Marina Silva sobre o porte de armas. A candidata da Rede, porém, respondeu rapidamente a questão e criticou o candidato do PSL após ele dizer que o governo não deve se intrometer na questão dos salários das mulheres na rede privada. Bolsonaro criticou as atitudes de Marina com relação à família.
– Temos aqui uma evangélica que defende um plebiscito para drogas e aborto e agora defende as mulheres. (…) Eu defendo a castração química para estupradores – explicou.
A RedeTV havia decidido deixar o púlpito do candidato do PT até a última hora quando resolveu retirá-lo. Em uma pergunta à candidata Marina Silva, ainda no primeiro bloco, o candidato Alvaro Dias criticou a candidatura do petista e disse que era uma vergonha nacional.
Ao longo do programa, Alckmin e Ciro chegaram a travar um duelo ao longo de debate com perguntas um para o outro.
O debate todo foi recheado de críticas ao governo do presidente Michel Temer. Durante o primeiro bloco, os candidatos se apresentaram e responderam perguntas feitas pela população sobre diversos temas, como a educação, a segurança e a geração de empregos.
O segundo bloco envolveu perguntas feitas pelos jornalistas a um candidato específico que logo após era comentada pelo segundo. Os temas de destaque nessa parte foram economia, educação e segurança pública.
No terceiro bloco, cada um dos candidatos questionava outro sobre um tema e depois da resposta, dava uma réplica e recebia um tréplica. As perguntas envolveram economia, corrupção, saneamento e a questão indígena.
Já o quarto e último bloco serviu para os presidenciáveis falarem suas considerações finais.
Leia também1 Veja os bens detalhados dos candidatos à Presidência
2 Confira o patrimônio dos candidatos à Presidência
3 Plano de Marina Silva tem casamento e adoção por gays