Leia também:
X “Perversa também”, diz pai de Kauã, após prisão de Juliana

Fux: ‘Combate a fake news é feito com mais jornalismo’

Presidente do TSE afirmou que a propagação desse notícias falsas pode prejudicar as eleições

Henrique Gimenes - 20/06/2018 14h40

Ministro Luiz Fux afirma que notícias falsas são combatidas com mais imprensa Foto: SCO/ STF/Nelson Jr.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou, nesta quarta-feira (20), que, para combater as notícias falsas, é necessário “mais imprensa e mais jornalismo”. A declaração foi dada durante a abertura de um seminário para tratar do impacto social, político e econômico das fake news.

De acordo com Fux, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a propagação desse tipo de notícia pode causar “dano irreparável à candidatura alheia” e influenciar as eleições deste ano.

– As eleições no Brasil serão um exemplo de higidez democrática, exemplo de moralidade e de ética na politica brasileira. Para notícias falsas, nós precisamos de mais imprensa e mais jornalismo – apontou.

O presidente do TSE também afirmou que as fake news “poluem o ambiente democrático”, já que um candidato acaba “revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”. Por causa disso, o Tribunal está empenhado em sua atuação junto aos órgãos de inteligência para enfrentar o problema.

– Mais importante para o Tribunal Superior Eleitoral é atuar preventivamente do que repressivamente. Queremos que a sociedade brasileira, através do voto, dê uma demonstração de ética, de moralidade, de um voto acima de tudo consciente. Um voto consciente é um voto que se baseia na lisura informacional – destacou.

O ministro também explicou aos presentes como tentar reduzir o compartilhamento de fake news. De acordo com Fux, é preciso primeiro analisar o que está escrito na notícia.

– Sempre deve haver uma checagem, não só leitura do título da matéria, mas o seu contexto e acima de tudo aquela checagem profunda antes do compartilhamento que acaba difundindo a fake news – explicou.

Além de Luiz Fux, participaram ainda do seminário o presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Leia também1 "Minha vida pregressa vale muito mais que uma carta"
2 TSE confirma R$ 1,7 bilhão para o fundo eleitoral este ano

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.