Leia também:
X Justiça condena Eduardo Cunha a 24 anos de prisão

Ficha Limpa: Fux quer que STF decida sobre aplicação da lei

Ministro quer evitar que condenados em segunda instância possam obter registros provisórios

Henrique Gimenes - 02/06/2018 11h22

 

Ministro Luiz Fux quer rerolver situação da Ficha Limpa no STF Foto: SCO/ STF/Nelson Jr.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, pessoas que forem condenadas em segunda instância se tornam inelegíveis e não podem disputar as eleições. No entanto, a legislação não deixa claro em qual momento eles não podem registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral. O ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defende que o Supremo Tribunal Federal (STF) unifique a tese de que nem mesmo candidaturas provisórias possam ser registradas. As informações foram dadas pelo jornal O Globo.

Para Fux, a necessidade da discussão visa evitar que outras instâncias eleitorais concedam o registro “sub judice”, de modo que eles possam entrar em campanha e, caso sejam absolvidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), consigam o registro definitivo. O termo é aplicado para candidatos que tiverem seu registro negado, mas recorreram. À publicação, o ministro disse que a decisão deveria ocorrer antes das eleições.

– O Supremo tinha que decidir isso antes das eleições, quem pode concorrer ou não, porque evita o registro de quem está impedido. É preciso dar interpretação conforme ao artigo, porque não é razoável, com base nesse subterfúgio, que um candidato inelegível se coloque como se fosse sub judice – explicou.

A medida visa evitar casos como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso após ser condenado a 12 anos de prisão em segunda instância. O PT ainda considera Lula como pré-candidato do partido e deve tenta registrar sua candidatura baseado em uma liminar.

Leia também1 Veja os pré-candidatos à Presidência da República
2 Desembargador mantém benefícios de Lula na prisão

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.