Leia também:
X Perigo! Pastor é atingido por bala perdida no Rio de Janeiro

Em plano de governo, Amoêdo quer reduzir a burocracia

Candidato do Novo defende ainda a privatização de todas as estatais e o corte de gastos

Henrique Gimenes - 24/08/2018 18h34 | atualizado em 25/08/2018 11h25

Conheça o plano de governo de João Amoêdo Foto: Reprodução Facebook

O candidato à Presidência da República pelo Novo, João Amoêdo, apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No documento, chamado de “Mais Oportunidades, Menos Privilégios”, o presidenciável explica que”é o momento de decidir que País vamos construir para as próximas gerações. O país que queremos para nossos filhos e netos. A escolha está em nossas mãos. O Brasil precisa mudar. Precisamos transformá-lo em um País seguro, simples e livre, onde cada brasileiro possa chegar lá”.

No documento, o presidenciável explica que “a insatisfação com os altos impostos, a ineficiência dos serviços públicos e a falta de assistência aos menos favorecidos, me fizeram entender que estava no momento de transformar a minha indignação em ação. Concluí que a melhor forma de ajudar a mudar este quadro seria através da política, com base em um novo modelo de Estado, que trabalhasse para a população ao invés de se servir dela”.

Para Amôedo, “o Estado precisa proteger a nossa vida, a nossa propriedade, a nossa liberdade e assegurar que as leis sejam cumpridas”. Ele defende “um País onde todos possam chegar lá. Um modelo de Estado que privilegie a educação básica e o livre mercado e, assim, permita que cada brasileiro, tenha a oportunidade de se desenvolver e realizar seus projetos de vida. Assim teremos um ambiente propício ao empreendedorismo, à criação de empregos e ao combate efetivo da pobreza”.

O plano de governo também apresenta as bandeiras que a sigla defende:

  • PORTUNIDADES para que todos os brasileiros possam trabalhar, empreender e viver cada vez melhor
  • EDUCAÇÃO de qualidade e conhecimento para que as crianças e os jovens possam construir seu futuro em um mundo em transformação
  • RESPEITO À VIDA E SEGURANÇA para todos os brasileiros em todo o território
  • SAÚDE ACESSÍVEL com um novo modelo que trate a todos com dignidade
  • PROTEÇÃO SOCIAL como um caminho para a cidadania plena e fim da pobreza
  • QUALIDADE E REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA com ética e transparência, sem privilégios e corrupção
  • GOVERNO RESPONSÁVEL, SIMPLES E DIGITAL, que funcione para o cidadão, para o trabalhador e para o empreendedor
  • PREVIDÊNCIA justa e sustentável
  • RESPONSABILIDADE COM AS FUTURAS GERAÇÕES com foco na sustentabilidade e um agronegócio moderno indutor do desenvolvimento
  • O BRASIL INSERIDO NO MUNDO sendo cada vez mais dinâmico, integrado e interconectado

Para ajudá-lo a entender melhor o que propõe o candidato do Novo, o Pleno.News apresenta os principais pontos:

Saúde
A meta de longo prazo do Novo é a reduzir a mortalidade infantil e dar tratamento com dignidade aos usuários do SUS. Entre as propostas estão a melhora da gestão da área e o foco em programas de prevenção.

Também pretende realizar parcerias entre o setor público e o setor privado para uma melhor gestão de hospitais, assim como dar mais autonomia para que os gestores de unidades de saúde possam gerenciar melhor.

O candidato pretende ainda estabelecer um prontuário universal, que poderá ser acesso por outros profissionais da saúde. Outra proposta é de permitir a marcação de consultas por meio das internet.

Educação
Na educação, o candidato explica que objetivo é garantir uma educação básica de qualidade para todos os brasileiros e apresenta duas propostas de longo prazo, a universalização do acesso às creches e subir 50 posições no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Para alcançar a meta, João Amoêdo propõe uma gestão profissional da educação em todas as unidades do país, um “programa de bolsas em escolas particulares para alunos do ensino público” e reformar a base curricular na formação de professores para que o foco seja a metodologia e à prática do ensino.

O presidenciável também defende um investimento no ensino técnico para deixar os jovens mais preparados para o mercado de trabalho e aproximar o ensino técnico das demandas atuais do mercado.

No ensino superior, o plano de governo pretende alcançar uma “melhor gestão, menos burocracia, novas fontes de recursos não-estatais e parcerias com o setor privado voltadas à pesquisa”.

Segurança
Na área de segurança, o plano de governo Novo tem a meta ousada de, no longo prazo, reduzir a taxa de homicídios no Brasil para 10 a cada 100 mil habitantes. Uma de suas propostas é de realizar a integração entre todas as polícias e as três esferas de governo, assim como valorizar o policial com metas e bonificações.

Também planeja estabelecer um plano de carreira para os agentes de segurança, de maneira que policiais dedicados possam crescer dentro da profissão. Amôedo também pretende trabalhar pela prisão de condenados após segunda instância.

Para melhorar os dados de criminalidade, o candidato pretende apresentar uma reforma da Lei Penal, prevendo mais rigor nas punições e reduzindo a progressão de regime, assim como a revisão de indultos e saídas temporárias da prisão.

Por fim, o plano de governo apresenta a ideia de presídios construídos e mantidos em gestão com a iniciativa privada.

Economia
Na economia, as propostas do Novo tem por objetivo reduzir o aparato estatal e aprimorar a gestão. Entre as medidas estão a privatização de todas as estatais, estabelecer metas para funcionários públicos e indexar os salários aos do setor privado.

O candidato também pretende conseguir um “equilíbrio das contas públicas com corte de gastos, privilégios, revisão de desonerações fiscais e definição das prioridades”. Outro ponto é a simplificação tributária, com a substituição de diversos impostos pelo IVA (Imposto de Valor Agregado).

O plano de governo de Amoêdo também planeja reduzir a burocracia estatal, para “atrapalhar menos o cidadão” e facilitar a abertura de empresas e a contratação de funcionários.

O presidenciável também promete um Banco Central (BC) independente, a despolitização das agências reguladoras e a redução de tarifas alfandegárias.

O plano de governo completo pode ser acessado aqui: Plano de governo de João Amoêdo

Leia também1 Em plano de governo, Daciolo quer reconstruir o Brasil
2 Plano de Alvaro Dias tem refundação da República
3 Plano de Lula tem alternativa ao Escola Sem Partido
4 Plano de Alckmin tem criação de uma polícia militar federal
5 Plano de Ciro tem criação de comitê de políticas LGBT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.