Leia também:
X Delator da Lava Jato é preso em operação da PF

Eleitores já podem realizar “vaquinhas” a pré-candidatos

O financiamento de campanhas por pessoas físicas foi liberado para as Eleições 2018

Camille Dornelles - 15/05/2018 10h13 | atualizado em 15/05/2018 10h21

A “vaquinha” foi liberada para campanhas eleitorais em 2018 Foto: Pixabay

A campanha eleitoral dos pré-candidatos das Eleições 2018 pode receber doações de pessoas físicas a partir desta terça-feira (15). O repasse pode ser feito através de vaquinhas coletivas online, também conhecidas como “crowdfunding”.

Estas serão as primeiras eleições em que há este tipo de financiamento. A medida foi uma das mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional no final do ano passado. O objetivo é preencher a lacuna dos financiamentos que ficou desde que doações empresariais foram proibidas, em 2015.

Empresas podem continuar realizando doações, desde que vinculadas a uma pessoa física ou por uma autorização especial dada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Até esta segunda (14), 20 já haviam entrado com um pedido especial.

A doação pela vaquinha pode ser feita através de um dos sites autorizados pelo TSE, no qual o eleitor escolherá o pré-candidato de sua preferência. O pagamento nestas plataformas é realizado boleto bancário, cartão de crédito e transferência online.

O eleitor também pode realizar a contribuição direto para a conta bancária do candidato ou do partido. Doações acima de R$ 1.064,10 só podem ser feitas através desta modalidade.

Leia também1 Avaliação do governo Temer é ruim para 71% da população
2 Nova pesquisa aponta Bolsonaro e Marina na frente
3 Probabilidade de Temer disputar Eleições diminui

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.