Leia também:
X PT anuncia aliança com PCdoB e Haddad será vice temporário

Confira a lista! Candidatos e vices de 2018 são oficializados

Conheça um pouco mais cada um dos vices confirmados

Camille Dornelles - 06/08/2018 09h43 | atualizado em 13/09/2018 17h29

Candidatos e vices são oficializados Montagem: Pleno.News

Com o fim das convenções partidárias e as últimas oficializações dos vices no dia 6 de agosto, o quadro de concorrentes ao Palácio do Planalto está completo. Ao todo, 13 chapas buscam a Presidência nestas Eleições. O prazo para o registro das candidaturas terminou no dia 15 de agosto.

Confira abaixo a lista completa com um pequeno perfil de cada um dos vices dos candidatos.

ALVARO DIAS (Podemos)
Vice: Paulo Rabello de Castro (PSC)
Vindo com um sólida base econômica, Castro ocupou o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre junho de 2017 e abril deste ano. Antes disso, foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nomeado pelo presidente Michel Temer. Esteve no partido Novo, mas deixou a legenda e se filiou ao PSC para concorrer à Presidência.

CABO DACIOLO (Patriota)
Vice: Suelene Balduino Nascimento (Patriota)
Pedagoga, Suelene Nascimento tem 23 anos de experiência e atua na rede pública de ensino do Distrito Federal.

CIRO GOMES (PDT)
Vice: Kátia Abreu (PDT)
Kátia Abreu é uma empresária e política brasileira. Ela é formada em Psicologia, mas passou a atuar no setor pecuarista ao assumir a fazenda do falecido marido. É filiada ao Partido Democrático Trabalhista. Foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo Dilma Rousseff. Atualmente é senadora pelo estado do Tocantins.

EYMAEL (DC)
Vice: Helvio Costa (DC)
Professor, Helvio Costa havia se pré-candidatado ao Senado Federal. Ele é pastor da Igreja Assembleia de Deus.

GERALDO ALCKMIN (PSDB)
Vice: Ana Amélia (PP)
Jornalista, Ana Amélia Lemos é senadora pelo Rio Grande do Sul desde 2011. Em 2014, candidatou-se a governadora do Rio Grande do Sul, mas perdeu. Ana Amélia esteve entre os dez melhores senadores pelo prêmio Congresso em Foco em 2011, 2012 e 2013. No entanto, também foi acusada de ser funcionária fantasma no Senado.

GUILHERME BOULOS (PSOL)
Vice: Sônia Guajajara (PSOL)
Sônia Bone Guajajara é uma líder indígena brasileira. É formada em Letras e em Enfermagem e dedica sua militância às causas dos povos indígenas. Ela já passou pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

HENRIQUE MEIRELLES (MDB)
Vice: Germano Rigotto (MDB)
Rigotto é um cirurgião-dentista e advogado. Foi governador do Estado do Rio Grande do Sul entre 2003 e 2006. Também foi vereador em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, deputado estadual e deputado federal pelo Rio Grande do Sul, cargo que deixou para ser governador.

Convenção do PRTB anunciou chapa Bolsonaro-Mourão e desistência de Levy Fidelix da Presidência Foto: Folhapress/Rafael Hupsel

JAIR BOLSONARO (PSL)
Vice: General Hamilton Mourão (PRTB)
O militar ingressou no Exército em 1972 e fez carreira dentro da corporação. Ele chegou a ser general de exército, segunda patente mais alta. Defende o militar Carlos Brilhante Ustra. Ao se pronunciar em favor de uma intervenção das Forças Armadas em 2017, foi punido. Ele se tornou reservista e foi exonerado do Comando Militar do Sul.

JOÃO AMOÊDO (Novo)
Vice: Christian Lohbauer (Novo)
Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP, é professor de Relações Públicas desde 1998. Foi gerente de Relações Internacionais da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF, atual ABPA).

JOÃO GOULART FILHO (PPL)
Vice: Léo Alves (PPL)
Advogado, Léo Alves é professor da Universidade Católica de Brasília. Antes, fez carreira como procurador federal.

FERNANDO HADDAD (PT)
Vice: Manuela D’Ávila (PCdoB)
Haddad é ex-prefeito de São Paulo, formado em Direito e professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP). Integrou o Ministério do Planejamento do governo Lula durante a gestão de Guido Mantega. Ele assumiu o posto após o ex-presidente ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Manuela D’Ávila foi confirmada candidata à Presidência pelo partido no dia 1º de agosto. Porém, no dia 5 de agosto, acertou uma chapa com o PT. Ela apareceu para a vida pública após ser vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi vereadora em Porto Alegre, deputada federal e deputada estadual no Rio Grande do Sul.

Haddad será vice temporário de Lula Foto: Instituto Lula

MARINA SILVA (Rede)
Vice: Eduardo Jorge (PV)
Médico sanitarista, foi deputado estadual em São Paulo e deputado federal entre 1987 e 2003, ano em que se filiou ao PV. Disputou a Presidência nas eleições de 2014.

VERA LÚCIA (PSTU)
Vice: Hertz Dias (PSTU)
Professor da rede pública do Maranhão, Hertz Dias é ativista do movimento negro e integrante do grupo Gíria Vermelha, que realiza protestos em forma de composições.

*Atualizada 13/09 às 17h30

Leia também1 Partidos têm até hoje para oficializar candidatos e vices
2 PSDB oficializa candidatura de Geraldo Alckmin
3 Veja quem são os candidatos à Presidência da República

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.