Leia também:
X Cabo Daciolo não comparece à Record TV para sabatina

Candidatura de Lula já tem questionamento no TSE

Impugnação foi apresentada por Kim Kataguiri, fundador do MBL

Henrique Gimenes - 15/08/2018 19h21

Candidatura de Lula já foi questionada no TSE Foto: EFE/Sebastião Moreira

Pouco depois de ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já recebeu seu primeiro questionamento. A impugnação foi apresentada por Kim Kataguiri, fundador do Movimento Brasil Livre (MBL).

No questionamento, ele argumenta que o ex-presidente Lula foi condenado em segunda instância, e por este motivo está na Lei da Ficha Limpa, o que o impede de ser candidato. O pedido será relatado pelo ministro Admar Gonzaga, que já havia negado um pedido semelhante antes. Na ocasião, o ministro considerou que o pedido foi feito antes do prazo.

Após a notificação, Lula terá um prazo de sete dias e apresentar testemunhas. Estas serão ouvidas em até quatro dias. Depois abre um prazo de mais cinco dias para a coleta de provas e mais cinco dias para as alegações finais. O primeiro julgamento pela corte terá que acontecer antes do dia 17 de setembro.

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde o dia 7 de abril. Ele cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo relativo ao tríplex do Guarujá, em São Paulo.

Leia também1 PT registra candidatura de Lula à Presidência no TSE
2 Confira o patrimônio dos candidatos à Presidência
3 Jair Bolsonaro: "Presidente precisa valorizar a família"

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.