Leia também:
X Ziraldo é internado em estado grave após sofrer AVC

Candidatos trocam farpas e falam de propostas em debate

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, não participou porque ainda se recupera do atentado

Henrique Gimenes - 26/09/2018 19h32

Debate do SBT, Folha e Uol Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (26), os principais candidatos à Presidência da República participaram de um debate promovido pelo jornal Folha de S.Paulo, pelo SBT e pelo portal Uol. A mediação foi realizada pelo jornalista Carlos Nascimento.

Foram convidados Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota). No entanto, Bolsonaro não participou porque está no hospital se recuperando de um atentado.

O debate contou com três blocos: no primeiro deles, os candidatos fizeram perguntas entre si. No segundo, três jornalistas questionaram os candidatos. Já no terceiro bloco, os candidatos novamente realizaram perguntas uns aos outros.

Confira como foi o debate:

Primeiro bloco
Boulos começou questionando Alckmin sobre a educação em São Paulo e o dinheiro da merenda, em referência a denúncias de seu governo. Alckmin respondeu com dados sobre a área no estado, que, de acordo com ele, cresceram em seu governo. Logo após, os dois candidatos trocaram farpas.

Ciro perguntou a Haddad sobre propostas para o desenvolvimento regional. O petista respondeu sobre seus feitos como ministro da Educação no governo Lula.

Cabo Daciolo perguntou a Ciro sobre o que fazer na área de saúde. O candidato do PDT respondeu sobre suas propostas para a área. Daciolo questionou Ciro sobre a razão dele não ter ido para um hospital público ao ficar doente. Ciro respondeu que não era demagogo e que pode pagar um plano de saúde.

Alckmin perguntou a Alvaro Dias sobre o desemprego no país. O candidato do Podemos disse que é preciso desaparelhar o estado para conseguir mais empregos e promover reformas.

Alvaro Dias perguntou a Meirelles sobre os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e as finanças brasileiras. O candidato do MDB diz que não emprestou recursos, mas que cobrou do banco.

Marina Silva perguntou a Boulos sobre a queda do Brasil nas políticas sociais. O candidato do PSOL defendeu uma retomada dos investimentos públicos no Brasil e defendeu que os ricos paguem mais impostos.

Haddad questionou Marina Silva sobre as medidas que ela terá para gerar emprego e o que ela acha do teto de gastos e da terceirização irrestrita. Marina disse que vai controlar os gastos públicos e acusou o PT, o MDB e o PSDB de corrupção. Ela também disse que não é favor do teto e nem da terceirização. Marina e Haddad trocaram acusações sobre quem é o responsável pelo governo Temer.

Meirelles questionou Cabo Daciolo sobre sua proposta para diminuir a pobreza no Brasil. O candidato do Patriota acusou os banqueiros de matarem o povo brasileiro. Meirelles negou ser banqueiro.

Segundo bloco
Ciro foi questionado sobre a composição de seu governo caso seja eleito e se o PT estará incluído. O candidato respondeu que irá ter metade do quadro de mulheres e que tenham “adensamento” político. O presidenciável também disse que pretende governar sem o PT se possível e criticou o conflito entre o partido e Jair Bolsonaro. Ciro também pode chamar alguns integrantes do MDB e que pode dialogar com diversas legendas.

Haddad foi questionado o apoio que recebe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se irá manter as relações com ele. O candidato do PT respondeu que está comprometido com seu plano de governo e que pretende segui-lo como base.

Alckmin foi indagado sobre a união dos partidos de centro e direita e sobre a carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O candidato do PSDB deixou claro que é preciso evitar o retorno do PT ao poder e também a vitória de Bolsonaro. O presidenciável também disse que pretende combater a corrupção com firmeza caso seja eleito.

Boulos foi questionado sobre a consulta popular como plebiscitos e se levaria a questão da legalização das drogas para a população decidir. O candidato do PSOL criticou parte da política brasileira e defendeu a realização de debates pela sociedade. Ele também atacou a política de guerra às drogas.

Marina foi indagada sobre seus apoios no passado e se iria apoiar o candidato do PT contra Jair Bolsonaro no segundo. A presidenciável afirmou que, caso eleita, iria governar com os melhores. Ela disse ainda que há gente honrada em todas as siglas. A candidata também disse que sua candidatura é como Davi e Golias.

Meirelles foi questionado sobre a Reforma da Previdência e sua relação com o presidente Michel Temer. O candidato disse que pretende resolver os problemas do Brasil estabelecendo um sistema mais justo para todos na Previdência. Ele também disse que sua equipe será de extrema qualidade.

Cabo Daciolo foi questionado sobre sua opinião da política de cotas no Brasil. O candidato disse que é favor de todas as cotas e prometeu aumentar a política. Ele disse também que pretende transformar o Brasil para que as pessoas respeitem o próximo.

Alvaro Dias foi indagado sobre suas intenções de votos e os candidatos em primeiro lugar. O presidenciável disse acreditar que o povo irá acordar e não ter que escolher entre a extrema esquerda e a extrema direita. Ele também disse que pretende e evitar “a volta de uma organização criminosa” ao comando do país.

Terceiro bloco
Meirelles questionou Alckmin a questão do metrô em São Paulo. O candidato do PSDB disse que o estado é o que mais investe no Brasil e deu destaque a seus feitos durante o governo. Ele também prometeu realizar reformas e trazer de volta a confiança.

Haddad perguntou a Meirelles sobre a política para a educação superior no Brasil. O candidato do MDB disse que vai fazer o Brasil crescer primeiro para poder investir na área.

Marina Silva questionou Alvaro Dias sobre as propostas para as mulheres recuperarem o emprego. O candidato do Podemos disse que tem diversas propostas para mulheres, entre elas o aumento do número de vagas em creches no Brasil.

Alvaro Dias perguntou a Haddad sobre a proposta de isentar do imposto de rende quem recebe até 5 salários mínimos e como seu partido fará isso se não fez enquanto governo. O candidato do PT disse que pretende votar a proposta no Congresso e realizar uma reforma bancária. Após a tréplica, o candidato do Podemos pediu direito de resposta, o que foi negado.

Alckmin questionou Ciro sobre sua proposta para a área de saúde. O candidato do PDT disse que pretende focar em exames especializados e premiar unidades de saúde que se destacarem.

Cabo Daciolo perguntou a Marina Silva sobre sua opinião acerca do fundo partidário, do fundo eleitoral e da Reforma da Previdência. Marina disse que esses fundos tem valores exagerados, mas que ela defende o financiamento público de campanha com menos dinheiro.

Ciro Gomes questionou Boulos sobre a experiência do jovem e o primeiro emprego. Para o candidato do PSOL, é preciso primeiro desmilitarizar as polícias e adotar um novo sistema de segurança.

Boulos indagou Cabo Daciolo sobre propostas para as mulheres do Brasil. O candidato disse que elas serão prioridade em seu governo. O presidenciável disse que vai valorizar todas as mulheres do Brasil. Ele também defendeu o voto impresso.

Leia também1 Ibope: Bolsonaro tem 27%, Haddad tem 21% e Ciro 12%
2 Alckmin diz que ainda tem tempo para chegar ao 2º turno

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.