Leia também:
X Bolsonaro tira sonda e voltará a se alimentar normalmente

Atentado a Bolsonaro: Quais informações temos até agora

O candidato segue internado após ser esfaqueado durante campanha em MG

Camille Dornelles - 11/09/2018 11h49 | atualizado em 11/09/2018 14h06

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ser alvo de um atentado na última quinta-feira (6). Ele foi esfaqueado no abdome durante um ato de campanha na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.

O caso está nas mãos da Polícia Federal. Muitas perguntas sobre o crime já foram respondidas pelos investigadores. O Pleno.News preparou uma lista do que se sabe até agora sobre o ataque.

Quem foi?
O autor do crime se chama Adélio Bispo de Oliveira, impedido de fugir pela população e preso em flagrante.

Qual o motivo?
O agressor afirmou que agiu sozinho “a mando de Deus”. Segundo seus advogados, Oliveira decidiu ferir o presidenciável após sua fala, durante campanha em Rio Branco, Acre, sobre “fuzilar a petralhada”.

Há influência de partidos?
De acordo com as investigações dos policiais, Oliveira agiu por contra própria. Boatos sobre ter agido a mando do PSOL, partido do qual foi filiado por sete anos, foram desmentidos pela PF e por representantes partidários. No entanto, a PF investiga a participação de outras pessoas e as informações seguem em sigilo.

Onde a faca atingiu?
A faca atingiu o abdome do presidenciável. Ela perfurou duas alças do intestino delgado e uma veia mesentérica, que leva sangue para o intestino.

Foi superficial?
Não. Apesar da informação inicial dada pelo filho Flávio Bolsonaro (PSL), a perfuração foi profunda, atingiu órgãos vitais e causou complicações. O ferimento provocou um rompimento do intestino e uma hemorragia interna. O candidato sofreu um choque hipovolêmico.

Por quê não há sangue na faca?
De acordo com a médica Lilian Maria Bechara, de Juiz de Fora, Minas Gerais, é comum que objetos perfurantes não fiquem ensanguentados quando a estocada é rápida. No vídeo divulgado do momento do ataque, é possível ver que o movimento feito pelo agressor foi ligeiro.

Além disso, o líquido peritoneal, que fica dentro da cavidade abdominal que foi atingida, é bastante viscoso e pode ter diluído o sangue dos vasos perfurados. O líquido permite que o corpo perca muito sangue, mas não evitou a hemorragia interna.

 

Leia também1 Bolsonaro tira sonda e voltará a se alimentar normalmente
2 Jair Bolsonaro recebeu oração no abdome em abril. Veja!
3 Michelle Bolsonaro consola o marido em leito de hospital

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.