60% dos seguidores de Álvaro Dias são perfis falsos

Levantamento mostra outros presidenciáveis e a porcentagem de fakes de cada um

Pleno.News - 04/09/2018 12h39

Álvaro Dias é o candidato com maior número de perfis falsos como seguidores Foto: Agência Brasil/José Cruz

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (4) pela empresa de tecnologia InternetLab analisou a procedência dos perfis de seguidores nas redes sociais. Eles se basearam apenas naqueles que seguem contas oficiais dos candidatos à Presidência da República.

O presidenciável Alvaro Dias (Podemos) é o primeiro da lista, com 60% dos quase 410 mil seguidores como falsos. Em seguida está Geraldo Alckmin (PSDB), com 45,8%. A porcentagem se refere a contas controladas pelos chamados bots, robôs programados para compartilhar e interagir nas redes sociais.

A estratégia tem o objetivo de fazer o candidato parecer mais aceito do que realmente é. Durante as eleições de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, o então candidato enfrentou as mesmas denúncias.

Outros presidenciáveis que aparecem na lista são: Marina Silva (Rede), com 36%, Jair Bolsonaro (PSL), com 34%, Ciro Gomes (PDT), com 32%, Lula (PT), com 22%, João Amoêdo (Novo), com 21%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 14%. Os outros não apresentaram perfis controlados por bots.

LEIA TAMBÉM+ PT irá recorrer à ONU e ao STF por candidatura de Lula
+ Trump volta a se pronunciar sobre investigações
+ Jair Bolsonaro arrecada R$ 1 milhão em vaquinha online

  • Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97150-9158 e envie sugestões direto para a redação.