Leia também:
X Gilmar Mendes proíbe atos de investigação contra Glenn

Eike Batista é preso em nova fase da Operação Lava Jato

Decisão do juiz Marcelo Bretas faz parte de investigação contra lavagem de dinheiro

Paulo Moura - 08/08/2019 08h00 | atualizado em 08/08/2019 08h52

Eike Batista Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

O empresário Eike Batista foi preso novamente pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (8), em desdobramentos da Operação Lava Jato. Ele já cumpria prisão domiciliar há dois anos e meio na residência onde morava, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Batizada de Segredo de Midas, a operação procura provas de manipulação do mercado de ações e de lavagem de dinheiro. A ação tem como base a delação do banqueiro Eduardo Plass.

A prisão foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, que decidiu também pela prisão do contador de Eike, Luiz Arthur Andrade Correia, que ainda não foi detido por estar no exterior. Além dos dois mandados de prisão, outros cinco de busca e apreensão também foram determinados para esta fase da operação.

O empresário foi preso pela primeira vez no final de janeiro de 2017, mas deixou a prisão 3 meses depois, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que determinou que ele cumprisse prisão domiciliar. Eike já possui uma condenação a 30 anos de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro também determinada pelo juiz Bretas.

Em maio deste ano, o empresário também foi condenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por usar informações privilegiadas para lucrar no mercado de ações e por manipular preços quando era acionista controlador e presidente do conselho de administração da OGX Petróleo e Gás Participações S.A.

Leia também1 Gilmar Mendes proíbe atos de investigação contra Glenn
2 Senado aprova PL que trata animal como sujeito de direito
3 Câmara conclui votação da reforma da Previdência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.