Eduardo diz que chanceler apoia ida dele para embaixada

Deputado federal teve nome levantado pelo presidente da República

Pleno.News - 12/07/2019 12h49

Eduardo Bolsonaro se reúne com chanceler Ernesto Araújo Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (11), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) divulgou uma entrevista coletiva a respeito de boatos sobre sua ida para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos. O pronunciamento foi feito após o presidente Jair Bolsonaro, seu pai, manifestar apoio à indicação.

– Não chegou nada oficial para nós. Pelo que ele (presidente) falou, eu estou no radar, então há a possibilidade, mas isso tem que passar por uma conversa com o presidente e o chanceler Ernesto Araújo – declarou.

Nesta sexta, Eduardo voltou a comentar o assunto e afirmou que o ministro das Relações Exteriores “expressou apoio” à ideia. Ele se reuniu com o governista e com o vice-presidente da Frente Cidadã, Maciel Joaquin, para falar sobre o Foro de São Paulo e o uso da diplomacia parlamentar na política externa.

LIVE agora sobre Embaixada do Brasil nos EUA.

Posted by Eduardo Bolsonaro on Thursday, July 11, 2019

Caso seja confirmada, a indicação do deputado federal para a embaixada será atípica. Pela lei, embaixadores são escolhidos entre os ministros do Itamaraty ou entre ministros de segunda classe com carreira diplomática.

Eduardo, que não tem carreira no Itamaraty, poderia entrar através de uma permissão na lei. Nela, a regra vale para brasileiros maiores de 35 anos “de reconhecido mérito e com relevantes serviços prestados ao país”.

LEIA TAMBÉM+ "Indicar Eduardo a embaixada não seria nepotismo"
+ Eduardo diz que renunciaria mandato para ser embaixador
+ Bolsonaro quer Eduardo como embaixador do Brasil nos EUA


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo