Leia também:
X Renan Calheiros vira alvo de inquérito mais uma vez

Eduardo Cunha escreve carta-protesto ao papa Francisco

Ex-deputado acusa o ministro Edson Fachin de não marcar data para julgar seu habeas corpus

Henrique Gimenes - 28/08/2017 15h19

Ex-deputado Eduardo Cunha escreve carta-protesto afirmando que irá recorrer ao papa Francisco Foto: Agência Brasil/José Cruz

O ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso desde outubro de 2016, escreveu uma carta-protesto afirmando que irá “recorrer ao papa para ser julgado”. No documento, Cunha acusa o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de não marcar data para julgar seu pedido de habeas corpus.

Para o ex-deputado, ele seria “vítima de uma obstrução da Justiça”, pois diversos outros acusados tiveram seus pedidos julgados. Na carta, Cunha ainda critica Fachin ao alegar que ele estaria agindo “como uma criança que perde e leva a sua bola para casa acabando com o jogo”. Ele também diz que, “apesar de ser evangélico e não acreditar que o papa é o representante de Deus na Terra”, irá recorrer ao representante da Igreja Católica.

Cunha também diz que os executivos Joesley Batista, da JBS, e Ricardo Saud, da J&F, foram procurá-lo para “ajudar na aprovação” de Edson Fachin ao STF. Ele ressaltou ainda que os executivos afirmaram ter relação de amizade com o ministro e que o acordo de delação premiada deles foi homologado em “apenas três dias”.

Veja a carta na íntegra:

Recurso ao papa,

Apesar de ser evangélico e não acreditar que o papa é o representante de Deus na Terra, tenho de me render ao ditado popular e, quando não se tem mais a quem recorrer, recorra ao bispo ou ao papa. Como o papa é mais graduado, ficarei com ele.

No último dia 2 de maio, foi julgado o habeas corpus de Jose Dirceu na segunda turma do STF e contra a vontade e o voto do relator, ministro Edson Fachin, foi libertado Dirceu.

A partir desse momento, como uma criança que perde e leva a sua bola para casa acabando com o jogo, o ministro não pautou mais nenhum HC [habeas corpus] na turma. Ainda levou o HC de Palocci para o pleno do STF, sem pautá-lo, levando inclusive Palocci a impetrar um HC contra o próprio ministro Fachin pedindo julgamento.

No meu caso, houve retardamento da instrução necessária onde até o pedido de informações ao juiz de Curitiba foi feito pelo correio, ao invés do pedido eletrônico. Após essa demora, o relator ainda demorou um mês para enviar ao Ministério Público, apesar de reiteradas petições de cobrança. Mesmo após tudo isso, o HC está pronto para a pauta desde junho, a exemplo de vários outros HCs de presos da Lava Jato.

No meio do caminho, me impôs nova prisão, em decorrência da delação da JBS, sem qualquer prova da acusação feita contra mim, prisão, aliás, que já recorri e o relator também não pauta para deliberar. Aliás, a acusação contra mim é de receber para ficar em silêncio para não delatar, como se delatar fosse obrigação e não delatar fosse crime.

Aliás, todos dessa operação foram soltos, incluindo a família de Aécio Neves e o ex-deputado Rocha Loures. Só eu continuo com a prisão decretada nessa operação de 18 de maio. Só como exemplo da falta de prova, alguém ligado a mim saiu carregando alguma mala monitorada? Se até quem carregou a mala foi solto, por que continuo preso?

Quando os senhores Joesley Batista e Ricardo Saud me procuraram para ajudar na aprovação do então candidato ao STF Edson Fachin, além da relação de amizade que declararam ter com ele, me passaram a convicção de que o país iria ganhar com a atuação de um ministro que daria a assistência jurisdicional de que a sociedade necessitava.

Hoje estamos vendo que a assistência célere e eficiente foi a obtida pela JBS e seus donos, onde em apenas três dias conseguiram homologar um acordo vergonhoso, onde ficaram livres, impunes e ricos.

O que eu gostaria, assim como os demais presos preventivos de forma alongada, é ter o direito ao julgamento e não ser vítima de uma obstrução da Justiça a que todos os brasileiros têm direito. Não podemos ficar reféns de uma ditadura da República de Curitiba, do estado do ministro.

Por isso, para além de uma dúvida razoável e em cognição sumária, recorro ao papa para ser julgado.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.