Leia também:
X Google ao STF: “Nosso negócio não se sustenta no extremismo”

Doritos abre inscrição gratuita para trans mudarem de nome

Marca pretende beneficiar 700 pessoas que não se identificam com o sexo biológico

Monique Mello - 28/03/2023 17h10 | atualizado em 28/03/2023 18h34

Versão “arco-íris” de Doritos Foto: Divulgação/PepsiCo

Doritos, marca de salgadinhos da PepsiCo, anunciou a abertura das inscrições para retificação de nomes de pessoas trans e travestis. A iniciativa pretende fornecer o benefício para aproximadamente 700 pessoas no Brasil.

A ideia de cunho progressista foi lançada no Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro. Será uma parceria com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS.

De acordo com a marca, o propósito e o compromisso é “estender o apoio à comunidade LGBTI+ para além do Mês do Orgulho, celebrado em junho”.

Essa é uma das primeiras ações do ano, inspirada pelo movimento-manifesto #RespeitaMinhaIdentidade, lançado em 2022. Com inscrições descentralizadas em 13 estados, cada instituição terá acesso aos dados cedidos pelas pessoas interessadas, via autorização de uso, e poderá aplicar recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade no qual o público que acolhem se encontra. A seleção vai dar prioridade para as pessoas com maior nível de vulnerabilidade.

Em março de 2022, foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. A ANTRA diz que a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país.

Doritos se uniu à causa e, em parceria com a instituição, lançou um abaixo-assinado em apoio a um novo modelo de RG, além de investir na divulgação massiva da causa por meio das redes sociais da marca e influenciadores. No final de 2022, o Ministério Público Federal requereu a suspensão do novo RG, que está em análise do governo federal.

A Ação Popular nº 1008800-39.2022.4.01.3500, distribuída pela ANTRA e pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto nº 10.977/2022.

A PepsiCo desenvolve desde 2020 o programa TransFormar, que tem como objetivo atrair, contratar e incluir profissionais transgênero. Recentemente, passou a oferecer para seus funcionários trans e dependentes trans o benefício de retificação de nome e gênero em documento, com auxílio financeiro e jurídico. Além disso, disponibiliza suporte psicológico por meio de programas internos de apoio à saúde mental e terapia junto ao plano de saúde, sem limite de sessões.

Leia também1 Ciclista encerra a carreira após perder para trans: "Irritada"
2 Daniela Araújo comenta sobre associarem a ela a saída de Jessé, Priscilla e Jotta A do gospel
3 EUA: Autora do ataque em escola cristã era uma pessoa trans
4 Cantor de "Joquebede" pede perdão: "Agi por impulso"
5 Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por fala sobre Hamilton

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.