Leia também:
X Jovem dá 40 facadas em homem e filma crime para postar na web

Doria espera liberar CoronaVac para crianças nesta semana

Governo de SP quer aplicar doses em crianças de 3 a 11 anos

Pleno.News - 10/01/2022 19h21 | atualizado em 11/01/2022 13h45

Governador João Doria espera liberação para imunizar crianças com CoronaVac Foto: Divulgação/Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) espera ainda para esta semana a liberação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da aplicação da CoronaVac em crianças com idade entre 3 e 11 anos. O estado tem 12 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac prontas para utilização pelos 645 municípios do estado.

Conforme o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, serão encaminhados à agência reguladora, ainda na tarde desta segunda (10), estudos desenvolvidos pela Universidade Católica do Chile que mostram a eficácia e segurança da CoronaVac no público com mais de 3 anos. Segundo Covas, a expectativa é grande para a resposta ao novo pedido do instituto.

– Estamos prontos para iniciarmos a vacinação imediatamente a partir do aval da Anvisa – disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Até agora, o imunizante da Pfizer é o único aprovado para crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) no Brasil. Em menores de 12 anos, porém, a aplicação ainda não foi iniciada.

Assim como fez no início da vacinação de adultos, há quase um ano, Doria corre para iniciar a vacinação de crianças antes do governo federal – que promete entregar doses infantis da Pfizer na sexta-feira (14), cerca de um mês após a liberação do imunizante pela Anvisa.

Já o governo Jair Bolsonaro tem manifestado resistência à aplicação da vacina entre os mais novos, embora haja recomendação dos cientistas e de entidades médicas.

Durante reunião do secretariado nesta segunda, Covas informou que o Chile já vacinou 1,4 milhão de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com a CoronaVac e em segurança. Segundo ele, com a entrega dos dados solicitados, “não existirão mais pendências” para a autorização solicitada.

– A Anvisa está num momento propício em relação à CoronaVac para a faixa etária dos 3 anos ou mais. Esperamos para essa semana a autorização – acrescentou o diretor do Butantan.

*AE

Leia também1 Pais de alunos fazem petição contra vacinação obrigatória
2 Pfizer diz que adaptará vacina à Ômicron em março
3 Após testar positivo para Covid, Galvão faz apelo por vacina
4 Goiás: Homem é diagnosticado com gripe, Covid e dengue
5 Modelo Valentina Boscardin, de 18 anos, morre de Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.