Leia também:
X PF apura fraudes na compra de testes rápidos em 3 estados

Dias Toffoli nega soltar 3 mil presos do grupo de risco em SP

Pedido foi feito pela Defensoria Pública do estado

Gabriela Doria - 30/07/2020 15h13 | atualizado em 30/07/2020 15h16

Ministro Dias Toffoli, presidente do STF Foto: STF/Nelson Jr.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, rejeitou um habeas corpus coletivo que pedia a soltura de 3.089 presos idosos por causa da pandemia do novo coronavírus no estado de São Paulo. O pedido foi feito pela Defensoria Pública do estado.

Toffoli alegou que a defensoria não demonstrou, “de forma individualizada e fundamentada”, quais casos estariam ou não desrespeitando as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A defensoria poderá pedir uma nova análise do caso após o recesso do Judiciário, quando o relator do pedido, o ministro Luís Roberto Barroso, retornar às funções.

Toffoli também avaliou que o caso não deve ser julgado no período do recesso de julho pela presidência da Corte. Ele alegou que o caso ainda não foi analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Defensoria Pública de SP justifica o pedido de reversão das prisões preventivas por razões humanitárias. Neste caso, os presos ficariam em prisão domiciliar.

– A urgência de se solucionar a questão é evidente, uma vez que diariamente mais de mil pessoas são submetidas a condições torturantes durante as 24 horas do dia, obrigadas a se amontoarem pelo chão do banheiro para dormir, enfrentando racionamento de água e falta de atendimento de saúde, notadamente a população idosa, colocando em risco a vida de todas essas pessoas, mormente em tempos de pandemia, assim como aviltando suas dignidades – diz um trecho do pedido.

Leia também1 Bolsonaro privatizará prisões e fará presos trabalharem
2 Condenados que receberam auxílio são alvos de operação
3 Visitas em presídios federais são suspensas por mais 1 mês
4 Toffoli manda Lava Jato de SP parar de investigar Serra
5 Toffoli defende quarentena para ex-juiz disputar eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.