Leia também:
X Exoneração de Sérgio Moro é publicada no Diário Oficial

Dia da Bandeira: O brasileiro conhece o hino deste tema?

No dia 19 de novembro é comemorado mais uma data patriota e o povo mostra se sabe ou não cantar o Hino da Bandeira Nacional

Rafael Ramos - 19/11/2018 09h30 | atualizado em 19/11/2018 10h07

Dia da Bandeira é comemorado nesta segunda-feira (19) Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Neste dia 19 de novembro, em que se comemora o Dia da Bandeira, o Pleno.News foi às ruas do Centro do Rio de Janeiro para saber se a população conhece o Hino à Bandeira do Brasil. Nossa reportagem encontrou pessoas que conheciam, ao menos, a primeira estrofe. Alguns já esqueceram e houve até quem perguntasse se era o nome de alguma rua na região. Mas, em comum, todos expressaram o mesmo sentimento patriota, percebido nas ruas com a vitória do recém-eleito Jair Bolsonaro, que fez do patriotismo um lema em sua campanha eleitoral.

Com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga, o hino foi um pedido feito na época do prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos. De acordo com Leonardo Santana, professor do curso de História da UNISUAM, a bandeira e os demais símbolos representam um marco da identidade brasileira e cada um tem sua importância em nossa sociedade.

– Os símbolos nacionais fazem parte dessa formação do país, na medida em que refletem, não só a nossa história, como também toda nossa cultura. A nossa Bandeira Nacional, por exemplo, obteve diversas mudanças até chegar nessa versão final, tal como conhecemos. Conforme as mudanças ocorridas em solo brasileiro – sobretudo no tocante ao período imperial para o republicano – fizeram com que esse símbolo maior fosse redesenhado algumas vezes. A bandeira, portanto, é o símbolo máximo de representação da nação perante os outros países – falou Leonardo ao Pleno.News.

Durante a abordagem da nossa equipe, alguns entrevistados aproveitaram para protestar contra a perda do hábito de se cantar tanto o Hino à Bandeira quanto o Hino Nacional nas escolas. Para o professor de História da UNISUAM, esse desinteresse se deve, em parte, ao imaginário popular que construiu uma relação entre os símbolos nacionais e a época da repressão no Brasil.

– Tenho a leve impressão de que os brasileiros não conseguem se sentir parte de sua própria história. Mesmo havendo um equivocado clamor pelo retorno de uma ditadura militar, muitos brasileiros acabaram se desinteressando com relação à valorização do civismo, pelo menos, naquele modelo repressor. A sociedade realmente tem que se apropriar de uma trajetória-histórica, que ela mal conhece, para que, de fato, possamos, juntos, dirimir a desvalorização, descaraterização e a inobservância dessa representação dos nossos símbolos nacionais.

Assista agora ao vídeo da nossa reportagem e aproveite para saber se você também tem (ou não) o Hino à Bandeira do Brasil em sua memória.

 

 

 

Leia também1 Horário de posse de Bolsonaro é alterado, diz Eunício Oliveira
2 Bolsonaro: "Momento para ouvir pessoas mais antigas"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.