Leia também:
X Nikolas quer convidar Lula para depor na CPMI do 8 de janeiro

Desembargador é alvo da PF por suspeita de trabalho escravo

Jorge Luiz Borba é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Pleno.News - 06/06/2023 16h24 | atualizado em 06/06/2023 17h58

Desembargador Jorge Luiz de Borba Foto: Reprodução/YouTube

A Polícia Federal fez buscas, na manhã desta terça-feira (6), em investigação que atribui ao desembargador Jorge Luiz de Borba, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e à sua mulher suspeita de manter uma trabalhadora doméstica em condição análoga à escravidão há pelo menos 20 anos. As diligências foram autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça e cumpridas em Florianópolis.

Segundo a representação do Ministério Público Federal (MPF), a vítima é surda, muda e mora na casa do desembargador há duas décadas, sem receber salário e assistência à saúde. A denúncia que motivou as investigações relata ainda que a mulher “nunca teve instrução formal e não possui o convívio social resguardado”.

Jorge Luiz de Borba foi alçado ao Tribunal de Justiça catarinense pela via do quinto constitucional dos advogados, há 15 anos. Ele foi presidente da OAB de Blumenau. Hoje ele é presidente da 1ª Câmara de Direito Privado.

De acordo com a Procuradoria, a ofensiva foi aberta após apurações do Ministério Público do Trabalho (MPT) colherem indícios sobre o crime de redução a trabalho análogo ao de escravo. O MPT ouviu uma série de testemunhas no caso, as quais relataram “trabalho forçado, jornadas exaustivas e condições degradantes”.

Segundo as investigações, a mulher era responsável por diferentes tarefas domésticas, sem ter registro em carteira de trabalho e sem receber salário ou direitos trabalhistas. Além disso, ela seria vítima de maus tratos “em decorrência das condições materiais em que vivia e em virtude da negativa dos investigados em prestar-lhe assistência à saúde”.

Ao autorizar a operação realizada nesta terça (6), o STJ ainda permitiu o resgate da trabalhadora e a emissão das guias para a quitação das verbas trabalhistas devidas.

O desembargador não se pronunciou.

*AE

Leia também1 Lula evita jornalistas com grupos de militares e cercadinho
2 Por unanimidade, STF rejeita ação contra Lira por corrupção
3 Deputada defende policiais e condena ideologias na educação
4 Morte de Pedrinho matador pode ter relação com o PCC, diz polícia
5 Após defesa da Bíblia, pr. André Valadão nega ser homofóbico

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.