Derrite rebate Lewandowski sobre polícia prender mal: “Absurda”
Secretário paulista disse que o ministro não tem preparo para o cargo
Leiliane Lopes - 21/03/2025 20h49 | atualizado em 25/03/2025 10h51

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, criticou, nesta sexta-feira (21), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A declaração foi uma resposta à fala do ministro sobre a atuação policial, feita na quarta (19), em Brasília.
Durante um evento da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Lewandowski afirmou que “a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”. Ele se referia a prisões sem provas concretas.
Derrite rebateu as declarações em um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Para ele, o ministro desconsidera o trabalho das forças policiais e culpa erroneamente a atuação dos agentes.
– Não dá para deixar de mencionar essa fala absurda do ministro. Ele disse que o problema não é a Justiça que solta, mas que a polícia prende muito mal – afirmou o secretário.
Ele também criticou a escolha de Lewandowski para o cargo. Segundo Derrite, o ministro não tem preparo suficiente para enfrentar o crime organizado no país.
– O ministro é um senhor de idade, e eu tenho muito respeito por ele. Mas, apesar das besteiras que ele fala, a culpa não é dele. A culpa é de quem o escolheu – declarou.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Merval diz que Lula repete mesmo modelo 'inconsequente' de Dilma
2 Cardeal diz que papa Francisco precisa reaprender a falar
3 Bolsonaro lamenta sentença de mulher que pichou estátua
4 Estados Unidos proíbem Cristina Kirchner de entrar no país
5 Lucas Di Grassi recua e ameniza tom com Eduardo Bolsonaro