Leia também:
X PGR pede reforço policial no entorno da casa de Bolsonaro

Derrite critica soltura de homem preso com 224 quilos de cocaína

Homem também portava 90 quilos de crack

Pleno.News - 26/08/2025 10h28 | atualizado em 26/08/2025 12h38

Guilherme Derrite Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Justiça de São Paulo mandou soltar um homem preso na última quarta-feira (20), em Itu, interior do estado, por transportar 224 quilos de pasta-base de cocaína, além de 90 quilos de crack.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, usou as redes sociais para protestar contra a decisão e informou que o magistrado teria declarado, durante audiência de custódia, que a quantidade de drogas “não era exacerbada”.

– Decisão absurda que liberou um traficante com mais de 200 quilos de pasta-base de cocaína por considerar uma “pequena quantidade”. Isso é desrespeito com o trabalho policial e, principalmente, com a população – escreveu Derrite.

O Tribunal de Justiça afirma que não se manifesta sobre questões jurisdicionais e que cabe às partes a interposição dos recursos previstos em lei.

O juiz e o homem detido não tiveram suas identidades reveladas por Derrite. O suspeito foi preso em uma operação policial que contou com apoio do helicóptero Águia, Força Tática e policiais do 14° Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar.

A droga estava dentro do veículo que o suspeito conduzia. Conforme o Baep, o homem ainda tentou escapar, mas foi capturado pelos policiais e levado para o plantão policial de Itu.

– O juiz de Direito, o juiz singular da região, responsável pela audiência de custódia liberou o traficante sob a alegação – eu vou ler o que ele teve a coragem de escrever – “embora seja clara a situação de traficância, a quantidade de droga apreendida não foi exacerbada” – disse o secretário, que leu trecho da decisão pelo celular.

*AE

Leia também1 Angeliquinha e Arlequina, chefes do CV, fogem de penitenciária
2 Venezuela envia 15 mil homens para fronteira com a Colômbia
3 Comissão rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS
4 No México, seis cabeças humanas são encontradas em estrada
5 Juiz manda dar BMW a vítima de sequestro como reparação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.