Leia também:
X Após críticas de Bolsonaro, Moraes fala em “ameaças vazias”

Deputado cria Lei Lucas Santos para criminalizar os “haters”

Filho de Walkyria Santos foi encontrado morto após ser alvo de ataques virtuais de cunho homofóbico

Gabriela Doria - 05/08/2021 19h32 | atualizado em 05/08/2021 19h33

Deputado federal Julian Lemos criou PL Lucas Santos Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) apresentou à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei 2699/2021, chamado Lucas Santos. O documento faz referência ao filho de 16 anos da cantora Walkyria Santos, que morreu na terça-feira (3) após uma onda de ataques de cunho homofóbico na internet por causa de um vídeo no TikTok.

O PL prevê a criminalização das ações cometidas pelos chamados ‘haters’, que costumam atacar e ameaçar virtualmente alguém por algum motivo, seja por preconceito ou discriminação. A pena prevista no texto vai de um a quatro anos de prisão.

O projeto diz que a responsabilização civil e criminal acontecerá quando, por ação ou omissão, alguém efetuar a prática de disseminar ódio ou proferir comentários ofensivos e discriminatórios de qualquer natureza. As redes sociais que mantiverem ativos os perfis de menores de idades também poderão responder criminalmente.

A diretoria das plataformas digitais também poderão responder criminalmente se não excluir comentários racistas, xenófobos, misóginos ou de qualquer natureza que cause dano à integridade psíquica da criança e do adolescente.

O deputado Julian Lemos, ao apresentar a projeto de Lei Lucas Santos, defendeu que a prática de cyberbullying receba mais atenção no país.

– A rede social precisa de um olhar especial por parte do nosso País, para que a gente possa colocar um freio em quem pratica esse jogo duro, perverso e cruel, que às vezes é como se fosse o disparo de um gatilho, fazendo com que pessoas comecem a entrar em depressão e a aflorar sentimentos que muitas vezes não sabem lidar – diz o deputado.

Leia também1 Morre, aos 16 anos, o filho da cantora Walkyria Santos
2 Walkyria pede fim de perfis com nome e foto de filho que morreu
3 'A humanidade está doente', diz pai do filho de Walkyria
4 Walkyria desabafa sobre morte do filho: "A internet está doente"
5 MG terá que pagar R$ 1 milhão por suicídio de presos LGBT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.