Leia também:
X Após pesquisa ‘ruim’, Lula corre para o Twitter e ataca Bolsonaro

Deputado Arthur do Val diz ter recebido ameaças de morte

Parlamentar virou alvo de repúdio após áudio sexista

Gabriela Doria - 11/03/2022 17h54 | atualizado em 11/03/2022 18h39

Deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei, virou alvo nas redes após elogiar Lula Foto: Reprodução

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) afirmou ter recebido ameaças de morte desde o vazamento do áudio em que ele se refere a ucranianas refugiadas como “fáceis”, porque “elas são pobres”. Ele também negou que tenha incentivado ou tentado praticar turismo sexual na Ucrânia.

As declarações foram feitas em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV. A conversa vai ao ar neste domingo (13).

– Não é justo uma pessoa querer me matar porque eu mandei um áudio num grupo de amigos. […] Quando uma garota viaja para outros lugares para conhecer alguém para se relacionar está praticando turismo sexual? Turismo sexual para mim é uma pessoa que viaja para se aproveitar através de prostituição – afirmou.

Do Val também se disse injustiçado pela opinião pública, e afirmou que “perdeu tudo” após a polêmica.

– Eu cometi o maior erro da minha vida. Eu perdi tudo, perdi todo o meu trabalho, eu joguei fora por causa disso – lamentou.

ARTHUR DO VAL É NOTIFICADO PELO CONSELHO DE ÉTICA
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) notificou o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, nesta quinta-feira (10). O parlamentar agora tem cinco dias úteis (até a próxima quinta) para apresentar uma defesa.

O deputado foi levado ao Conselho da Casa após o vazamento de um áudio em que ele afirma que as refugiadas ucranianas “são fáceis, porque são pobres”. O processo pode resultar na cassação de seu mandato e na perda de direitos políticos.

Do Val recebeu a notificação através de seu email. Nem ele, nem sua equipe se posicionaram sobre a tramitação do processo.

Nesta semana, o deputado se manifestou e disse que suas falas sexistas foram “um erro num momento de empolgação”. A repercussão do caso também fez ele se desfiliar do Podemos e desistir de se candidatar ao governo de São Paulo.

A próxima reunião do Conselho de Ética para tratar do assunto será na sexta-feira (17), um dia após o recebimento da defesa prévia do deputado.

Leia também1 "Cometi o maior erro da minha vida", afirma Arthur do Val
2 Desembargadora a Arthur do Val: Recolha-se à insignificância
3 Arthur do Val é notificado pelo Conselho de Ética
4 MBL destinou dinheiro arrecado em campanha pela Ucrânia a entidade presidida por fundador do PT
5 Deputado coleta assinaturas para abertura da CPI do MBL

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.