Leia também:
X Governo prevê vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro

Deputada pede investigação em gestão de Doria na pandemia

Isa Penna questiona omissão do governador e cita viagem à Miami

Pleno.News - 29/12/2020 20h46 | atualizado em 30/12/2020 13h03

Deputada Isa Penna quer abrir investigação contra João Doria no MP Foto: Alesp/José Antonio Teixeira

A deputada estadual de São Paulo Isa Penna (PSOL) enviou nesta segunda-feira (29) uma representação ao Ministério Público do Estado pedindo a apuração da gestão do governador João Doria (PSDB) na condução da pandemia da Covid-19.

No documento, a parlamentar questiona polêmicas recentes envolvendo o tucano – desde a viagem dele a Miami no Natal, após o endurecimento das restrições para frear a disseminação do novo coronavírus, até a regressão de todo o estado de São Paulo à fase amarela do plano estadual de contingência, um dia após o prefeito Bruno Covas (PSDB) ter sido reeleito na capital.

Para Isa Penna, é preciso investigar se o governador cometeu improbidade administrativa e atentou contra a saúde pública. Isso porque, na avaliação da deputada, além de ter descumprido normas estabelecidas por seu próprio governo, ao viajar aos Estados Unidos, Doria teria atrasado deliberadamente a divulgação de dados sobre a nova escalada da pandemia em São Paulo, em um cálculo político para não comprometer a candidatura tucana na capital paulista.

– O governo do estado não pode omitir informações para justificar a sua escolha em não realizar ato administrativo de interesse público, como a atualização do Plano de SP, com a possível regressão de fases de alguns municípios – apontou a deputada.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador se desculpou pela viagem aos Estados Unidos, classificada por ele como um “erro”. Doria decidiu retornar a São Paulo pouco depois de aterrissar na Flórida, diante da informação de que seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), havia testado positivo para o novo coronavírus.

Procurada, a Secretaria de Saúde de São Paulo afirmou que o governo “jamais privilegiou qualquer candidato” e voltou a atribuir o adiamento da reclassificação do plano estadual contra a Covid-19, após as eleições municipais, a “inconsistências” no sistema federal do Ministério da Saúde de notificação de casos e óbitos.

*Estadão

Leia também1 Governo prevê vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro
2 Covid: Baixada Santista decide não seguir restrição de Doria
3 Bolsonaro é líder em ranking de popularidade digital em 2020
4 Web desafia lockdown e levanta a campanha #AglomeraBrasil
5 Governo Doria notifica cidades que não aderiram às restrições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.