Leia também:
X Senadores defendem votação de PL sobre salário de enfermeiros

Denúncia de Carlos contra Felipe Neto é enviada à Justiça do Rio

Vereador acusa youtuber de calúnia contra Jair Bolsonaro

Gabriela Doria - 27/04/2021 21h37 | atualizado em 28/04/2021 09h52

Vereador Carlos Bolsonaro e o youtuber Felipe Neto Foto: Reprodução

O titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), o delegado Pablo Sartori, encaminhou à Justiça do Rio de Janeiro a denúncia aberta pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) contra o youtuber Felipe Neto, em 10 de março. Carlos acusou Felipe de calúnia por este publicar um vídeo do presidente Jair Bolsonaro junto à palavra “genocida” e disse que o influenciador feriu a Lei de Segurança Nacional.

A ação está nas mãos da juíza Gisele Guida de Faria, da 38ª Vara Criminal.

– O procedimento está suspenso por ordem judicial. A juíza é quem vai decidir se arquiva, encaminha à Justiça Federal ou determina a continuidade das investigação – afirmou Carlos.

A declaração do delegado surge logo após ele ser questionado pela juíza e pelo promotor Guilherme Macabu Semeghini se teria enviado o caso direto à Justiça Federal, o que configuraria crime de desobediência por desrespeitar as instâncias jurídicas.

Ainda em 17 de março, a magistrada já havia suspendido a investigação do delegado. No despacho, ela alegou que a Polícia Civil não tem competência para investigar crime previsto na Lei de Segurança Nacional e supostamente cometido contra o presidente da República.

– Além do fato de a autoridade impetrada não possuir atribuição para a investigação, que é, repita-se, da Polícia Federal, cuidando-se em tese, de crime praticado contra a honra do presidente da República e previsto na Lei de Segurança Nacional, sua apuração somente poderia ter sido iniciada por requisição do Ministério Público, de autoridade militar responsável pela segurança interna ou do Ministério da Justiça – argumentou a juíza.

Leia também1 Plano de Bolsonaro que protege Amazônia é repudiado por ONGs
2 Oposição quer 'ir ao ataque' com CPI contra Salles na Câmara
3 PSOL derrotado: Aras não vê crime de Bolsonaro em diálogo com Kajuru
4 Bolsonaro assina MP que auxilia empresas a manter empregos
5 Justiça do Trabalho encontra R$ 3 bilhões esquecidos em contas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.