Leia também:
X Desmatamento no Cerrado cai mais de 2% em apenas um ano

Deltan rebate declaração de Dias Toffoli sobre a Lava Jato

Procurador chamou de irresponsável a fala do presidente do STF de que a operação "destruiu empresas"

Henrique Gimenes - 16/12/2019 15h13

Deltan Dallagnol rebateu declarações de Dias Toffoli sobre a Lava Jato Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmar que a operação Lava Jato “destruiu empresas”, o procurador da República, Deltan Dallagnol, decidiu rebater. Em suas redes sociais, Dallagnol disse que a declaração é uma “irresponsabilidade”.

Toffoli falou sobre o assunto ao jornal O Estado de S. Paulo. Ele falou sobre a importância da operação, mas disse que o Ministério Público deveria ser mais transparente.

– A Lava-Jato foi muito importante, desvendou casos de corrupção, colocou pessoas na cadeia, colocou o Brasil numa outra dimensão do ponto de vista do combate à corrupção, não há dúvida. Mas destruiu empresas. Isso jamais aconteceria nos Estados Unidos. Jamais aconteceu na Alemanha – apontou.

O procurador da República, Deltan Dallagnol, no entanto, utilizou sua conta do Twitter para criticar a fala do presidente do STF.

Dizer que a Lava Jato quebrou empresas é uma irresponsabilidade:

1. É fechar os olhos para a crise econômica relacionada a fatores que incluem incompetência, má gestão e corrupção.

2. É culpar pelo homicídio o policial porque ele descobriu o corpo da vítima, negligenciando o criminoso. Os responsáveis são os criminosos. A Lava Jato aplicou a lei.

3. É, assim, fechar os olhos para a raiz do problema, a prática por muitos políticos e empresários de uma corrupção político-partidária sanguessuga, que drena a vida dos brasileiros.

4. É fechar os olhos para o fato de que a Lava Jato vem recuperando por meio dos acordos mais de R$ 14 bilhões de reais para os cofres públicos, algo inédito na história.

5. Seguiremos aplicando a lei, que ainda é muito inefetiva no Brasil. Nos Estados Unidos, a prisão acontece depois da primeira ou segunda instância. Sem efetividade da lei, não há rule of law ou estado de direito.

Leia também1 Ministros do STF devem agir debaixo da lei, diz Dallagnol
2 Barroso derruba lei que proibia gênero nas escolas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.