Defesa de Lula recorre para reaver benefícios
Justiça de São Paulo considerou que diretos de ex-presidente estavam lesando o erário sem finalidade
Henrique Gimenes - 18/05/2018 21h49

Luiz Inácio Lula da Silva quer reaver seus direitos de ex-presidente. E para isto, a defesa dele entrou, nesta sexta-feira (18), com um recurso no Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF-3). A intenção de seus advogados é reverter a decisão do juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, que fez com que Lula perdesse seus seguranças, transporte e assessores.
O magistrado considerou que os direitos do ex-presidente estariam lesando o erário sem finalidade. “Apartado dos afazeres normais, atividade política, profissional e até mesmo social. Não há utilidade alguma a essa assessoria. Logo, são atos lesivos ao patrimônio público, pois é flagrante a inexistência dos motivos”.
Para os advogados de Lula, no entanto, a concessão do benefício “não prevê qualquer limitação ao exercício dos direitos e prerrogativas por eles estabelecidos”. A defesa ainda considera que os assessores tem a “função de auxiliar o Agravante (Lula) desde a realização do pagamento de contas até, como já exposto acima, em providências que dizem respeito à manutenção de seu acervo, que integra o patrimônio cultural brasileiro”.
Além disso, eles ainda entendem que os direitos de ex-presidente “não são privilégios, favores ou benesses, mas sim direitos que determinam um tratamento legal diferenciado em razão de uma situação jurídica também diferenciada”.
Leia também1 José Dirceu se entrega para cumprir pena de 30 anos
2 Tríplex que seria de Lula é vendido por R$ 2,2 milhões