Leia também:
X Mandado de prisão contra Lula que circula na web é falso

Defesa de Lula entra na Justiça para reaver passaporte

Segundo advogados, ex-presidente não demonstrou nenhuma vez que pretendia fugir do país

Henrique Gimenes - 26/01/2018 21h21 | atualizado em 26/01/2018 21h28

Defesa de Lula entra na justiça para reaver passaporte Foto: EFE/Sebastião Moreira

Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter seu passaporte apreendido, seus advogados de defesa informaram que recorreram, nesta sexta-feira (26), ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), no Distrito Federal, para obter o documento de volta. A defesa também quer que Lula volte a ter permissão para sair do Brasil.

No pedido, os advogados do ex-presidente dizem que “O paciente já demonstrou suficientemente ter laços fortíssimos com o país, ter cooperado nas ações penais que tramitam em seu desfavor – jamais negando-se a comparecer a qualquer ato quando intimado –, e não haver qualquer perigo de cometimento de prática criminosa”.

Na quinta-feira (25), o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou que a Polícia Federal (PF) apreenda o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, ele fica impedido de deixar o país. O magistrado afirmava que havia risco de fuga para o exterior. Lula entregou o documento nesta sexta.

Apesar de ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo do tríplex, a apreensão do passaporte de Lula se dá num processo que investiga suposto tráfico de influência na aquisição, pela Força Aérea Brasileira (FAB), de caças suecos durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Leia também1 Condenação de Lula faz dólar cair pelo segundo dia seguido
2 Condenação de Lula provoca memes nas redes sociais. Veja!

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.