Leia também:
X PT aciona STF contra decreto que veta uso de gênero neutro em SC

Defesa de Dias diz que prisão foi ilegal e Omar Aziz, abusivo

Presidente da CPI deu voz de prisão ao ex-diretor do Ministério da Saúde

Pleno.News - 08/07/2021 17h19 | atualizado em 08/07/2021 17h50

Defesa de Roberto Dias acusou senador Omar Aziz de ter sido abusivo Foto: EFE/Agência Senado/Waldemir Barreto

A defesa de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, preso ontem a mando do presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), classificou o episódio como “um triste marco na história democrática do nosso país”. Em nota ao Estadão, a advogada de Dias afirma que a ação do senador amazonense representou flagrante ato de abuso de autoridade.

– A prisão foi ilegal, [uma] vez que [foi] decretada em razão de mera divergência de versões, sem que se comprovasse qualquer falsidade, e [foi] abusiva, pois [foi] imposta com o claro intuito de constranger – diz a nota.

Conforme revelou o Estadão, a defesa do ex-gestor pretendia recorrer da ordem de prisão no Supremo Tribunal Federal (STF) e já preparava um pedido de habeas corpus durante o período em que Dias prestou depoimento na Delegacia da Polícia Legislativa no Senado. A medida, porém, não foi necessária. O ex-diretor da Saúde foi liberado após pagar fiança de R$ 1.100.

O delegado de plantão reconheceu que o suposto crime de perjúrio (falso juramento à CPI) possui menor potencial ofensivo, sendo, portanto, incabível a aplicação de prisão preventiva ou a condução coercitiva para presídio, antes de ocorrida a devida audiência de custódia.

NOTA DA DEFESA DE ROBERTO DIAS FERREIRA
A defesa de Roberto Ferreira Dias esclarece que ele é, há mais de vinte anos, funcionário público de carreira exemplar. Compareceu perante à Comissão Parlamentar de Inquérito na data de ontem, com o intuito de esclarecer a verdade – o que fez. Sua prisão, por inexistente flagrante de igualmente inexistente crime de falso testemunho, representa triste marco na história democrática de nosso país. A prisão foi ilegal, vez que decretada em razão de mera divergência de versões, sem que se comprovasse qualquer falsidade; e abusiva, pois imposta com o claro intuito de constranger.

*AE

Leia também1 Na CPI, Omar Aziz dá voz de prisão a ex-diretor da Saúde
2 CPI: Roberto Ferreira Dias paga fiança de R$ 1,1 mil e é liberado
3 Ciro Nogueira diz que “CPI viola todas as regras jurídicas do país”
4 CPI retira Francieli Fantinato da lista de investigados
5 Pacheco recua e chama 'episódio' com militares de 'mal-entendido'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.