Leia também:
X Datafolha: Bolsonaro tem 58% e Haddad tem 42%

Decisão de Lewandowski impede Garotinho de ser preso

Ex-governador do Rio de Janeiro foi condenado em segunda instância

Henrique Gimenes - 10/10/2018 21h32 | atualizado em 10/10/2018 21h33

Anthony Garotinho Foto: Agência Brasil/Renato Araújo

Por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, não poderá ser preso até que todos seus recursos nas instâncias superiores sejam esgotados. A determinação é do dia 2 de outubro e foi divulgada nesta terça-feira (9).

O político foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa, por causa de desvios de R$ 234,4 milhões do Estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2005 e 2006, quando era secretário de governo de Rosinha Garotinho. A pena chegou a 4 anos e 6 meses de prisão no regime semiaberto.

Em sua decisão, Lewandowski considerou que a Constituição afirmou que uma pessoa só pode ser declarada culpada após não haver mais recursos. De acordo com o ministro, “a nossa Constituição não é uma mera folha de papel, que pode ser rasgada sempre que contrarie as forças políticas do momento”.

Para ele, o “texto constitucional é expresso em afirmar que apenas depois do trânsito em julgado da sentença penal condenatória alguém poderá ser considerado culpado. Trata-se do princípio, hoje universal, da presunção de inocência das pessoas”.

 

Leia também1 Celso de Mello nega pedido de Garotinho sobre candidatura
2 Garotinho: 'Eu não roubei, não sou ladrão, não sou ficha suja'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.