Damares Alves lamenta ausência do Brasil nas negociações de paz em Israel
Senadora critica postura do governo brasileiro e exalta o papel de Israel na reconstrução da paz no Oriente Médio
Pleno.News - 13/10/2025 22h09 | atualizado em 14/10/2025 17h53

Em discurso no plenário do Senado Federal nesta segunda-feira (13), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) lamentou a ausência do Brasil nas negociações de paz em Israel e criticou a postura do governo brasileiro diante do cenário internacional.
– Eu não vi o meu Brasil. O meu Brasil não fez parte desse momento histórico. O meu Brasil não participou da construção da paz. Lamentavelmente, poderíamos estar lá hoje, ajudando a construir esse processo de paz – declarou a parlamentar.
Durante sua fala, Damares destacou a libertação de reféns israelenses após dois anos de cativeiro e manifestou emoção ao comentar as imagens divulgadas nesta segunda-feira. A senadora também relembrou o sofrimento de famílias vítimas de ataques terroristas e repudiou manifestações no Brasil em apoio ao grupo Hamas.
– Quando eu vejo pessoas no Brasil celebrando um grupo terrorista como o Hamas, me dá uma tristeza muito profunda. Onde nós chegamos? – pontuou.
Damares exaltou ainda a resiliência do povo israelense e atribuiu o desenvolvimento do país à fé e à perseverança após séculos de perseguições.
Ainda em seu discurso, a senadora comparou o atual momento diplomático do Brasil com o período em que atuou como ministra durante o governo de Jair Bolsonaro, ressaltando que, à época, o país mantinha postura ativa em defesa da paz no Oriente Médio.
– Como eu queria que o nosso país estivesse ali, ao lado de líderes mundiais, participando desse momento. Que saudade do presidente Jair Bolsonaro, que por quatro anos lutou pela paz naquela região.
Ao encerrar sua fala, Damares expressou preocupação com o isolamento diplomático brasileiro em um momento de reconstrução da paz entre Israel e Palestina:
– Assistimos o mundo celebrar a paz, enquanto a nossa nação ficou de fora. É triste ver o Brasil se ausentar de um momento histórico em que poderia estar contribuindo para a construção da paz.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Israel cobra Hamas por 24 corpos de reféns ainda não entregues
2 Conselheiro de Trump diz que não vai desistir até Moraes ser preso
3 Ramon Dino agradece por vitória: "Eu pedi e o Senhor cumpriu"
4 STF: Ministro Flávio Dino marca data do julgamento do Núcleo 2
5 Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico



















