Leia também:
X Tumulto em presídio deixa detentos feridos em Minas Gerais

Dallagnol: ‘Creio que posso fazer mais pelo país fora do MP’

Ex-procurador da República pediu exoneração para concorrer a cargo político

Pleno.News - 04/11/2021 20h20 | atualizado em 05/11/2021 11h10

Deltan Dallagnol pediu exoneração do MPF para seguir carreira política Foto: Divulgação/Wellington Junior

Depois de uma carreira de 18 anos no Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol confirmou nesta quinta-feira (4) que renunciou ao cargo de procurador da República.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato diz que o legado da operação no combate à corrupção tem sido “desfeito” e que ele poderá “fazer mais pelo país” fora do Ministério Público.

– Os nossos instrumentos de trabalho para alcançar a Justiça vêm sendo enfraquecidos, destruídos, e nós temos sido impedidos até mesmo de envolver a sociedade nesse debate por meio da opinião e da crítica. Por isso, eu creio que posso fazer mais pelo país fora do Ministério Público, lutando com mais liberdade pelas causas em que eu acredito – diz na gravação.

Sem confirmar pretensões políticas, Deltan diz que poderá “avaliar e refletir” melhor sobre os planos após sair definitivamente do cargo.

Chefe da equipe de procuradores que comandou a Lava Jato em seu nascedouro, em Curitiba, Deltan deixou o comando da força-tarefa em setembro, meses antes da extinção definitiva da operação que demoliu sólida estrutura de corrupção instalada na Petrobras, entre 2003 e 2014.

Políticos, doleiros e ex-dirigentes da petrolífera foram contemplados com propinas milionárias do clube dos maiores empreiteiros que formaram um cartel para garantir os principais contratos de áreas estratégicas, como a de Abastecimento, Serviços e Internacional.

Com a saída do Ministério Público Federal, o procurador terá o caminho livre para seguir os passos do ex-juiz Sergio Moro, que pretende lançar-se candidato ao Planalto nas eleições do ano que vem.

*AE

Leia também1 Deltan Dallagnol deixa o MPF e deve disputar cargo nas eleições
2 Barroso dá 5 dias para o governo explicar a proibição de demissão de não vacinados
3 Alexandre de Moraes prorroga inquérito contra Daniel Silveira
4 Ciro Nogueira condena voto do PT contra PEC dos Precatórios
5 Augusto Heleno sobe o tom contra colunista do Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.