Leia também:
X Lançamento do livro de Moro tem bate-boca, diz site

Dados de vacinação somem do Conecte SUS após ataque hacker

Grupo afirmou que invadiu site do Ministério da Saúde e "sequestrou" 50 terabytes de dados

Paulo Moura - 10/12/2021 07h39 | atualizado em 10/12/2021 10h12

Aplicativo Conecte Sus Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Um dos sites do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) foi invadido na madrugada desta sexta-feira (10) e saiu do ar. Serviços como o DataSUS, Painel Coronavírus e o Conecte SUS, que exibe os dados de vacinação sobre a Covid-19 e a carteira digital de vacinação, foram atingidos. O grupo hacker Lapsus$ Group reclamou a autoria do ataque cibernético.

Ao tentar acessar o portal, os usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (terabytes) de dados estão em nossas mãos”. A mensagem, ao final da madrugada, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.

Grupo informou que hackeou site do Ministério da Saúde Foto: Reprodução/Site Ministério da Saúde

No topo da página, os invasores deixaram um aviso de “ransomware” (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, “caso queiram o retorno dos dados”.

O aplicativo Conecte SUS, responsável por emitir o certificado de imunização, também apresentou problemas, primeiro com dificuldades para que usuários efetuassem o login no sistema e depois com o desaparecimento de dados sobre a vacinação. Atualmente, o documento é exigido para ter acesso a diversos lugares pelo Brasil, como shows, jogos de futebol e restaurantes.

O Ministério da Saúde informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) já foram acionados para investigar o caso e que “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

Leia também1 Lançamento do livro de Moro tem bate-boca, diz site
2 Hamilton Mourão revela que está infectado com Influenza A
3 Bolsonaro: 'Preço do combustível cairá nas próximas semanas'
4 Vôlei: Douglas Souza deixa a Itália, e clube alega abandono
5 Paulinho da Força convida Alckmin para o Solidariedade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.