Leia também:
X Bolsonaro: ‘CPI da mentira’ se ilude achando que vai derrubar governo

CureVac: OMS admite decepção, mas defende novos testes

Cientista-chefe da organização defendeu o apoio à pesquisa de vacinas candidatas

Pleno.News - 18/06/2021 16h14 | atualizado em 18/06/2021 16h27

Curevac
Primeiros resultados ficaram abaixo do patamar de 50% Foto: Divulgação

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, reconheceu nesta sexta-feira (18) que os novos dados de eficácia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa alemã CureVac (de 47%) são “decepcionantes”, mas ressaltou que nem todas as pesquisas são bem-sucedidas e incentivou a realização de novos testes.

– Os resultados estão abaixo do patamar de 50% que estabelecemos, por isso são decepcionantes – admitiu a especialista indiana em uma entrevista coletiva.

A cientista também disse que foi especialmente surpreendente o fato de outras vacinas, com a nova tecnologia de RNA mensageiro, como as da Pfizer e da Moderna, terem obtido sucesso.

– Isso nos alerta para algo importante: que, no desenvolvimento de vacinas, nem todas vão ter resultados iguais e que não podemos presumir que todas as vacinas de RNA mensageiro vão responder da mesma forma – comentou a representante da OMS.

Após lembrar que inicialmente a vacina CureVac oferecia certas vantagens, como o fato de poder ser armazenada sem a necessidade de temperaturas muito baixas, Swaminathan ressaltou que os resultados decepcionantes “são normais”.

– Na verdade, temos a sorte de ter tantas vacinas bem-sucedidas – frisou a especialista, referindo-se às mais de dez empresas farmacêuticas que já estão distribuindo doses de seus imunizantes em todo o mundo.

– Devemos continuar apoiando a pesquisa de vacinas candidatas, principalmente as mais fáceis de usar – concluiu ela, pedindo que sejam priorizados os imunizantes que são fáceis de armazenar, os que podem ser administrados em dose única e os que permitem administração via oral.

*EFE

Leia também1 Vacina da alemã CureVac contra a Covid-19 decepciona em teste
2 PRF prende biólogo russo por tráfico de animais silvestres
3 Após parada cardíaca em campo, jogador Eriksen recebe alta
4 Presidente do Tribunal Militar dá aviso: 'Estão esticando a corda'
5 Queiroga sobre ser investigado pela CPI: 'tranquilidade absoluta'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.