Leia também:
X CPMI do INSS: Oposição solicita medidas contra Lulinha no STF

Cunhado de Vorcaro é preso ao tentar ir para Dubai em jatinho

Fabiano Zettel estava no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando foi detido

Paulo Moura - 14/01/2026 10h44 | atualizado em 14/01/2026 11h27

Fabiano Zettel Foto: Reprodução/YouTube Cortes do Balaio

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (14), o empresário Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. A prisão ocorreu no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no momento em que Zettel se preparava para embarcar em um jatinho com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Além da detenção, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em dois imóveis ligados ao empresário, um localizado em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Segundo a PF, a prisão teve como finalidade viabilizar a apreensão do telefone celular do investigado, medida autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação faz parte da segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Ao todo, foram expedidos 42 mandados de busca e apreensão, alcançando também endereços de Daniel Vorcaro, do pai dele e de outros familiares, além do bloqueio de cerca de R$ 5,7 bilhões em bens e valores.

Fabiano Zettel é casado com Natália Vorcaro, irmã do dono do Master. Ele ganhou projeção no meio empresarial e no empreendedorismo, com atuação em negócios como a Oakberry, rede especializada em produtos à base de açaí, e a Les Cinq, academia de alto padrão. Zettel também é fundador e CEO da Moriah Asset, fundo de private equity voltado a investimentos nos setores de frutas e suplementos fitness.

Zettel já ocupou posições societárias em empresas ligadas a Vorcaro, entre elas a Super Empreendimentos, que adquiriu um imóvel avaliado em R$ 36 milhões, apontado pelos investigadores como um possível centro de negociações e investimentos do banqueiro em Brasília.

A operação também tem como alvos o empresário Nelson Tanure e o investidor João Carlos Mansur, ex-presidente da gestora Reag Investimentos. De acordo com as investigações, o grupo teria estruturado um esquema envolvendo captação de recursos, aplicações em fundos e posterior desvio de valores para o patrimônio pessoal de Vorcaro e de seus familiares.

Leia também1 Caso Master: PF faz buscas em endereços de Vorcaro e parentes
2 Haddad: Caso Master pode ser a maior fraude bancária do país
3 Caso Master: Esposa de Moraes não atuou em órgãos previstos
4 BC autoriza inspeção do TCU sobre liquidação do Banco Master
5 Irmãos de Toffoli tiveram fundo ligado ao caso Master como sócio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.