Leia também:
X Zema ganha por mês 3,56% do que Dilma Rousseff vai ganhar

Cristofobia: Comentários no Twitter expõem ódio aos cristãos

A violência contra um grupo que representa 30% da população tem aumentado após as eleições

Leiliane Lopes - 27/03/2023 16h35 | atualizado em 27/03/2023 18h08

Pessoa digitando (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels

Uma reportagem sobre os evangélicos que rejeitam a esquerda política e anseiam pelo retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou uma série de comentários com conteúdo cristofóbico no Twitter.

Muitos internautas revelaram o que sentem pelo grupo religioso que representa pelo menos 30% da população brasileira.

– O bolsonarismo é uma seita extremista que hospeda o pior do ser humano: o falso cristão, o militar miliciano, o rico racista e violento e o pobre ignorante – diz uma mensagem.

– Só dessa gente apoiar Bolsonaro já diz muito mais sobre elas próprias do que sobre ele – escreveu um usuário do Twitter.

– As igrejas evangélicas, em sua maioria, são um circo que busca explorar a inocência, desespero e ignorância de uma população vulnerável. Ser contra um governo que pensa no social e a favor de quem idolatra a elite e a violência é coerente na incoerência deles – escreveu outro.

Outros usuários usaram frases atribuídas a Leonel Brizola que fala contra os evangélicos: “Esses pastores querem é estação de rádio e dinheiro. São adoradores dos bezerros de ouro” e “Se os evangélicos entrarem na política, o Brasil irá para o fundo do poço, o país retrocederá vergonhosamente e matarão em nome de Deus”.

EXISTE CRISTOFOBIA NO BRASIL?
Para muitos, o fato de o Brasil ser de maioria cristã impede que o termo cristofobia seja utilizado. Apesar disto, para o entendimento de juristas, é possível afirmar sim que existe cristofobia.

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) escreveu uma nota pública sobre o assunto usando o termo “violência simbólica”. Para eles, tal violência “põe em risco a comunidade cristã brasileira”.

Segundo a instituição, a violência simbólica é representada por ocasiões nas quais há “falas permeadas por generalizações que dirigem aos cristãos, por exemplo, a responsabilidade por todos os males do país; a atribuição de rótulos a um grupo religioso, como quando se taxa toda uma coletividade como fundamentalista a fim de deslegitimá-la em qualquer diálogo; os discursos que exaltam a laicidade, mas que, no âmago, pretendem a instalação de um laicismo que exclua qualquer posicionamento religioso da esfera pública, dentre outras”.

PROJETOS DE LEI CONTRA CRISTOFOBIA
Não é por menos que deputados cristãos buscam há quase uma década criminalizar a cristofobia no Brasil.

Em 2015, o então deputado federal Rogério Rosso apresentou um projeto de lei para tornar o “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo” como crime hediondo. O projeto foi arquivado.

Já em 2019, a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) apresentou um projeto de lei que visa aumentar a pena dos crimes cometidos contra o sentimento religioso.

O deputado Paulo Bengtson (PTB-BA) também apresentou um projeto sobre esse assunto. Ele pediu a instituição do Dia Nacional de Combate a Cristofobia.

– Nos últimos anos o ataque às pessoas que professam sua fé tem crescido em demasiado, especialmente aos cristãos, desde desrespeito com símbolos religiosos e xingamentos – diz Bengtson, autor do projeto.

Leia também1 Ana Maria Braga se afasta do Mais Você para fazer cirurgia
2 Bolsonaro confirma que voltará ao país nesta semana. Veja data!
3 Adolescente mata 6 pessoas em escola cristã nos EUA
4 Saiba quem era a professora esfaqueada por aluno em escola
5 Daniel Alves recebe visita de ex-mulher após fim do casamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.