Leia também:
X Pendências eleitorais impedem posse de 96 prefeitos eleitos

CPF pode se tornar o único número oficial em documentos

Projeto de lei já foi aprovado na Câmara e passará por análise do Senado

Paulo Moura - 29/12/2020 13h56 | atualizado em 04/01/2021 08h58

CPFs poderão virar o único número oficial de documentos Foto: Reprodução

Um projeto de lei (PL) aprovado na Câmara dos Deputados e que passará por análise do Senado quer tornar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) o único número de registro em documentos oficiais do país. De autoria do deputado Felipe Rigoni e outros 11 parlamentares, o PL 1.422/2019 apresenta como justificativa a simplificação e desburocratização das documentações.

De acordo com o texto, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais e em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais, além de ser o número de identificação de documentos reemitidos por órgãos oficiais.

Assim, se o texto virar lei, o CPF será usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho e na CNH, por exemplo. Além destes, o número do documento de identidade atual, o Registro Geral (RG), que varia de estado para estado, também será o CPF.

Em caso de aprovação, a vigência prevista será de 12 meses a partir da publicação para que os órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos, para adoção do CPF como número único. Já prazo para que órgãos e entidades mudem os sistemas e as bases de dados e troquem informações entre si, a partir do CPF, será de 24 meses.

Leia também1 Senadores da Argentina votam legalização do aborto nesta terça
2 Benefícios da redução da queima de fogos no Réveillon
3 Esposa de Samuel Messias revela que sofreu aborto espontâneo
4 Trump é eleito pelos americanos o homem mais admirado do ano
5 Trump defende 'auxílio Covid' de 2 mil dólares para americanos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.