Leia também:
X Bolsonaro pode nomear novo ministro da Justiça hoje

Covid-19: Anvisa pode liberar testes rápidos em farmácias

Decisão é do Ministério da Saúde

Gabriela Doria - 27/04/2020 14h29 | atualizado em 27/04/2020 14h31

Testes rápidos da Covid-19 em farmácias Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avaliará, nesta terça-feira (28), a liberação da aplicação de testes rápidos da Covid-19 em farmácias. Atualmente, a testagem só acontece em clínicas e hospitais públicos e privados.

A proposta será levada ao Ministério da Saúde pelo próprio diretor da Anvisa, o médico e contra-almirante Antonio Barra Torres. Torres é conselheiro de saúde do presidente Jair Bolsonaro.

Ainda na gestão de Henrique Mandetta, a proposta sofria resistência no Ministério da Saúde. No entanto, com a entrada de Nelson Teich, a pasta passou a apoiar a estratégia.

Apesar disso, autoridades como Organização Mundial da Saúde apontam que os testes rápidos podem ser perigosos. Isto porque há uma grande chance de apontar o chamado “falso negativo” quando o paciente é testado ainda nos primeiros dias de sintomas.

O falso negativo ocorre porque o corpo humano demora alguns dias, após o início dos sintomas, a criar anticorpos para combater o vírus. Esta “janela imunológica” pode dificultar ainda mais o diagnóstico e o combate à Covid-19.

Acredita-se que Teich irá liberar a testagem em farmácias, mas sob a condição de que seja feitas após alguns dias de sintomas da doença.

Leia também1 Governo do RJ compra álcool gel acima do valor de mercado
2 TV Globo afasta apresentador após empregada ter febre
3 Após o coronavírus: Como será voltar à normalidade?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.