Leia também:
X Justiça do Rio intima Cedae a entregar relatórios de água

Corte julgará ‘omissão’ do Brasil no caso Abdelmassih

Tribunal Interamericano decidirá se Brasil foi negligente com vítimas e embriões colhidos pelo ex-médico

Pleno.News - 07/02/2021 18h03 | atualizado em 08/02/2021 12h21

Roger Abdelmassih foi condenado a 173 anos de prisão Foto: Secretaria Nacional de Antidrogas

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) decidiu julgar o Brasil por omissão na proteção de mulheres e de embriões no caso Roger Abdelmassih, o ex-médico condenado a 173 anos de prisão por estuprar suas pacientes. A Corte vai verificar a violação dos direitos de sete mulheres, cujos casos foram considerados prescritos pela Justiça brasileira e a falta de legislação penal para punir médicos que tenham agido com descaso na manipulação e na guarda de embriões.

– É uma vitória da luta dessas mulheres que aguardam, sobretudo, justiça. E querem saber o que aconteceu com seus embriões – afirmou o advogado Martim Sampaio.

Ele representa as mulheres – que originalmente eram 12 vítimas do ex-médico Abdelmassih, que foi absolvido. Todas o acusam de sumir com embriões que estavam sob sua guarda na clínica que ele mantinha em São Paulo. O médico, porém, negou que tivesse o material sob sua guarda.

– A Justiça encerrou o processo dos embriões em 2014, sob a alegação de que a clínica havia fechado – disse o advogado de defesa delas.

V.L., uma das vítimas do médico, afirmou que a decisão da Corte “traz muita esperança” às vítimas.

– A Justiça tem de ser uma Justiça que cura, uma Justiça total. E a Justiça total deve alcançar os crimes que envolvem os embriões – disse V.L.

Ela, que atualmente mora em Portugal, esperava há cinco anos pela decisão da CIDH. A ação das vítimas foi registrada na Corte em 2015. V.L. tentou engravidar em 1993 e procurou Abdelmassih para fazer a fertilização in vitro. Deixou 11 embriões na clínica onde afirma ter sido abusada pelo médico.

– Ela denunciou o caso na época, mas não lhe deram crédito – afirmou o advogado de defesa.

Na época, Abdelmassih era o dono da mais importante clínica de reprodução assistida da América Latina. V.L. foi ouvida pela Justiça e pediu a busca e apreensão dos embriões, mas não as obteve. Ela e as demais mulheres discutem a prescrição dos crimes sexuais. Atualmente, a Constituição brasileira considera imprescritíveis o racismo e a ação de grupos armados, civis e militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático.

A CIDH, no documento assinado pela secretária executiva adjunta, Marisol Blanchard, afirma ter admitido examinar os casos das sete das mulheres, rejeitando os de outras cinco cujos recursos judiciais no Brasil ainda não se esgotaram. A decisão deve ser incluída no relatório anual da corte à Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

– A Comissão conclui que as alegações referentes à falta de investigação e punição pelos crimes de violência e violação sexual e à ausência de esclarecimento do ocorrido com os embriões gerados com os óvulos das supostas vítimas não são manifestamente infundados e poderiam caracterizar violações dos direitos – disse Blanchard.

Para a Corte, podem ter sido violados o direito à integridade pessoal, a proteção à honra e à dignidade e as garantias judiciais, entre outros direitos das mulheres (todos da Convenção Americana). Em sua defesa, os representantes dos Brasil alegaram que “os fatos denunciados não representam uma violação de direitos humanos”.

De acordo com a Corte, o país afirmou que o responsável pelo ocorrido (Abdelmassih) foi punido penalmente em virtude da adequada ação dos órgãos internos na compilação das denúncias das vítimas e na investigação dos fatos.

– [O Brasil] Argumenta que essa ação foi executada em tempo razoável, levando em conta a complexidade do caso e as garantias judiciais do ordenamento jurídico. Do mesmo modo, especifica que, até esta data, ainda existe uma litispendência, com vistas a determinar se cabe a aplicação do benefício de prisão domiciliar – diz a Corte.

EX-MÉDICO CUMPRE PENA
Abdelmassih está preso no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário de São Paulo desde agosto de 2020, após a Justiça revogar a decisão que o mandava para casa em razão da pandemia de Covid-19. O ex-médico tem 77 anos. Ao mesmo tempo, o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo negou a necessidade de concessão da prisão domiciliar. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, o preso está de alta médica desde setembro, mas ainda ocupa uma vaga no hospital. O Estadão procurou a defesa de Abdelmassih, mas não conseguiu localizá-la.

*Estadão

Leia também1 Homem que assediava vizinha de 10 anos é preso: 'Te dou R$ 5'
2 Bia Kicis quer transgêneros 'fora' de esportes femininos
3 Polêmico filme de Xuxa será exibido na TV pela primeira vez
4 Bolsonaro ironiza professora que criticou 'perseguição a pedófilos'
5 Após ser morta por marido, mulher teve carro furtado por sogro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.