Leia também:
X Bolsonaro diz que reação a ato é para tumultuar República

Coronavírus: Brasil confirma um caso e investiga outros 20

Paciente infectado é de São Paulo e tem 61 anos

Gabriela Doria - 26/02/2020 12h25

Brasil confirmou o primeiro caso e tem mais 20 suspeitos Foto: EFE/Liu Xingzhe

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (27), que o Brasil registrou o primeiro caso de coronavírus no país. Em uma coletiva de imprensa, o ministro Luiz Henrique Mandetta informou ainda que há outros 20 casos suspeitos da doença.

– Passamos a uma nova fase de providências, no sentido de mitigar os efeitos da doença em SP e em todo Brasil. Nosso comitê de emergência está reunido em SP, e de tarde vamos nos juntar a eles para falar sobre o que deve ser feito. Não muda muito com relação aos casos suspeitos, mas agora temos uma patologia confirmada – disse Mandetta.

Os casos suspeitos são registrados na Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), Santa Catarina (2) e São Paulo (11). Outros 59 já foram descartados.

Ainda segundo o ministro, o paciente portador do coronavírus retornou da Itália na última semana, onde esteve a trabalho entre os dias 9 e 21, mesmo período em que a doença começou a se manifestar no país. O brasileiro em questão tem 61 anos e está em São Paulo. Ele segue em isolamento domiciliar pois está sem sintomas da doença e, segundo o Hospital Albert Einstein, onde foi atendido, não vê motivos para mantê-lo internado.

– O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele – diz um trecho da nota do Hospital Albert Einstein.

Leia também1 Governo da Itália confirma 12ª morte por coronavírus
2 Ministro da Saúde: "É uma gripe, vamos passar por ela"
3 SP cria comitê de coronavírus e prepara leitos de hospital

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.