Leia também:
X Bolsonaro afirma que vai apoiar compra de vacinas por empresas

CoronaVac: Insumos para 8,6 milhões de doses chegam dia 3

Governo paulista se reuniu nesta terça com o embaixador chinês Yang Wanming

Thamirys Andrade - 26/01/2021 13h24 | atualizado em 26/01/2021 14h09

Remessa vai incluir 5,4 litros de matéria-prima Foto: Divulgação

O governo do estado de São Paulo afirmou nesta terça-feira (26) que 5,4 mil litros de insumo para as vacinas CoronaVac desembarcam em solo brasileiro no próximo dia 3. O material dará origem a 8,6 milhões de doses, que serão fornecidas ao governo federal. O contrato com o Ministério da Saúde inclui no total 46 milhões de imunizantes até o mês de abril.

Na manhã desta terça, o governo paulista teve uma reunião remota com o embaixador chinês Yang Wanming. A matéria-prima tinha sofrido alguns entraves na exportação, mas Wanming explica que foi por questões técnicas e burocráticas, e não políticas. Ele disse que tanto o Brasil como o estado de São Paulo mantêm relações “amistosas e tradicionais” com a China.

– As vacinas são uma arma para conter a pandemia, e não um instrumento político. A China está disposta a manter comunicações com o governo federal do Brasil e o estadual de São Paulo para apoiar, em conjunto, a parceria entre a Sinovac e o Butantan – disse.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que, após a entrega das 46 milhões de doses ao governo, há a expectativa de que um novo contrato seja assinado, com a demanda de outras 54 milhões. Até o momento, foram entregues 8 milhões de doses, e mais 2 milhões estão previstas para o fim deste mês.

No dia 2 de novembro, a fábrica do Butantan para a produção dos imunizantes nacionais teve suas obras iniciadas. Espera-se que ela esteja pronta em setembro e que forneça 100 milhões de doses da vacina por ano.

Leia também1 Doria 'se revolta' e nega que governo atuou por insumos
2 Vacinas ajudarão a controlar o coronavírus, e não a erradicá-lo
3 Covid-19: Interior de SP ignora Doria e cria próprias regras
4 Guedes: Vacinação em massa trará retorno seguro ao trabalho
5 10 milhões de vacinas devem chegar da Índia em fevereiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.