Leia também:
X Lula afirma que terá cumprido missão se ninguém tramar golpe

Conselho da Petrobras tem novo presidente e PT amplia seu poder

Mudança teve aval do presidente Lula

Pleno.News - 04/12/2024 20h23 | atualizado em 05/12/2024 13h15

Lula Foto: EFE/André Coelho

Bruno Moretti, atual secretário de Análise Governamental do ministro Rui Costa, da Casa Civil, será nomeado como presidente do Conselho da Petrobras, substituindo Pietro Mendes que ocupará uma diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A decisão foi confirmada nesta terça-feira (3), com aval do presidente Lula (PT).

Para a vaga aberta no colegiado, o governo vai nomear Benjamin Alves Rabello, advogado com ligação familiar ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Rabello já havia sido indicado anteriormente pela União, mas não recebeu votos suficientes na assembleia-geral da Petrobras. Na ocasião, Rafael Dubeux, ligado ao Ministério da Fazenda, foi escolhido.

Com essas mudanças, Alexandre Silveira perde a presidência do Conselho para Moretti, ligado ao PT, mas aumenta sua influência na ANP e na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O ministro continuará com três conselheiros na Petrobras, incluindo a CEO Magda Chambriard e Rafael Dubeux.

OUTRAS MUDANÇAS NAS ESTATAIS
Na ANP, além de Pietro Mendes, Silveira deve indicar Artur Watt para a diretoria-geral. Watt é procurador da Advocacia-Geral da União e atua como consultor jurídico na empresa estatal PPSA. Já na Aneel, o ministro assegurou a nomeação de Gentil Nogueira de Sá Junior, seu secretário nacional de Energia Elétrica.

A nomeação de Moretti também encerra polêmicas envolvendo Pietro Mendes, que acumulava a presidência do Conselho da Petrobras com o cargo de secretário do Ministério de Minas e Energia, levantando questionamentos sobre conflito de interesse. As informações são do O Globo.

Leia também1 Lula afirma que terá cumprido missão se ninguém tramar golpe
2 MPMG denuncia Alexandre Kalil por corrupção passiva
3 Bandido rouba cadeira de rodas de criança com paralisia cerebral
4 SP: Corregedoria pede prisão de PM que jogou homem de ponte
5 Pastores lançam nota contra PL que legaliza jogos de azar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.