Leia também:
X Homem morre logo após pedir namorada em casamento

Conheça o abacaxi que pode ser comido em gomos

Fruta é mais doce, menor e mais cara que os tipos comuns

Mayara Macedo - 15/03/2019 11h50

Abacaxi gomo de mel Foto: Martinho Caires / Divulgação IAC

Um vídeo de um abacaxi que pode ser comido em gomos viralizou na internet. Usuários tentaram reproduzir as imagens com outros abacaxis, mas não tiveram sucesso. Mas, a explicação é simples: a fruta, que não precisa ser descascada, é um tipo raríssimo que se chama abacaxi IAC gomo de mel.

A gomo de mel tem origem chinesa e foi trazida para o Brasil em 1991. Mesmo estando aqui há quase 30 anos, ela é muito difícil de ser encontrada, pois é propensa à fusariose, uma doença que afeta plantas e frutos. Além disso, existe uma burocracia para que a especiaria seja produzida no Brasil. Trata-se do registro do jardim clonal pelo Ministério da Agricultura.

Mesmo com tudo isso, seu cultivo está sendo retomado. Porém, seu consumo só será possível dentro de três ou quatro anos, pois seu desenvolvimento e multiplicação é lento. A fruta é mais doce que os tipos comuns, menor e também deve custar mais. A média deverá ser de R$ 16 a unidade.

– O abacaxi tem um ciclo de 20 meses e começou a ser replantado recentemente. Por isso vai demorar para chegar novamente ao consumidor – explica Mara Fernandes Moura, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas ao site Gazeta do Povo.

Leia também1 Aprenda a preparar carneiro de forno com Kadu Ferraz
2 Faça uma lasanha diferentona com Salomão do Reggae
3 Chris Durán ensina receita de cuscuz marroquino

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.