Conheça Gabriela Hardt, juíza substituta de Sérgio Moro
Ela determinou a prisão do ex-ministro José Dirceu nesta quinta-feira
Henrique Gimenes - 17/05/2018 21h57 | atualizado em 18/05/2018 13h02

Nesta quinta-feira (17), a 13ª Vara Federal de Curitiba determinou a prisão do ex-ministro José Dirceu após seu último recurso em segunda instância ser negado. O juiz responsável pela vara é Sérgio Moro, no entanto, a decisão foi dada por Gabriela Hardt. Ela é a substituta e assume os processos da Operação Lava Jato na primeira instância.
A substituição desta vez aconteceu porque Moro está nos Estados Unidos, onde recebeu o Prêmio Personalidade do Ano, entregue no Museu de História Nacional dos Estados Unidos, em Nova York.
Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, não foi a primeira vez que a juíza Gabriela Hardt ocupou o posto. É ela quem substitui Moro quando ele sai de férias, por exemplo.
O próprio José Dirceu já havia encontrado a magistrada antes. Ela assumiu o lugar do juiz Sérgio Moro pela primeira vez em janeiro de 2015, quando determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ex-ministro.
Em dezembro de 2016, entre outras decisões, ela negou um recurso de Paulo Ferreira, ex-tesoureiro do PT. Já em 2017, ela decidiu reduzir o valor da fiança do ex-tesoureiro e determinou que a Caixa Econômica Federal mantivesse recursos que ele tinha retido no banco como parte do pagamento.
Em suas redes sociais, a juíza revela que pratica esportes e é adepta da natação.
Leia também1 Juiz decide retirar direitos de ex-presidente de Lula
2 Defesa de Lula quer trechos de delação da J&F longe de Moro